segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Tentáculos de pota estufados (com cheiro açoriano)

Há uns tempos atrás tinha comprado uns tentáculos de pota em promoção para fazer uma receita mas eles acabaram por ficar esquecidos no congelador. Agora com o aproximar do natal surge a necessidade de começar a ganhar espaço (é o bacalhau, borrego, perú, bolo rei, salgadinhos, tudo a quer ir parar ao congelador) e esses tentáculos voltaram a aparecer ... 
Agora só faltava saber qual a melhor forma de os confeccionar. Como são parecidos com o polvo, nada melhor que lhes dar o mesmo fim e então toca a pensar em receitas de polvo mas, em arroz eu não gostei, com molho verde ou assado no forno também não me apetecia, por isso o que lhes fazer. Bem, aí surge a net, a salvadora dos indecisos ou sem inspiração e depois de dar umas voltas, surgiu a ideia de polvo à açoriana, algo que nunca tinha comido mas que me pareceu muito bem.  
Mas como sempre, toca a alterar umas coisinhas: o polvo é substituído por tentáculos de pota, a massa de pimentão por colorau e pronto, passamos de polvo à açoriana para uns tentáculos de pota estufados com cheiro açoriano, à moda cá de casa que, modéstia à parte, ficaram bem saborosos apesar do aspecto não ser o mais convidativo ...

Ingredientes (6 pessoas):
- 2,5kg de tentáculos de pota
- 3 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1 fio de azeite
- 3 folhas de louro
- 2 tomates maduros
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 copo de vinho tinto (220ml)
- 1 cálice de vinho do porto (75ml)
- 1 colher (sopa) mal cheia de pimentão doce
- sal e piripiri qb (usei malagueta seca picada)

Corte as cebolas em meias luas finas, pique os alhos e corte os tomates em cubos (sem peles nem sementes). Lave os tentáculos de pota e corte em pedaços.
Num tacho coloque todos os ingredientes, misture e deixe cozinhar durante cerca de 1 hora até os tentáculos estarem macios, mexendo ocasionalmente para não pegar. Sirva com arroz ou batata cozida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...