quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Bolo de cenoura, mel e especiarias


Ontem foi dia de aniversário por cá, desta vez do meu pai, o primeiro a inaugurar o ano dos aniversários em família. Mas este ano, pela primeira vez desde que me lembro, a sua festa irá ser feita num dia diferente (no próximo fim de semana). No entanto, isso não implica que não possa existir um bolinho para cantar os parabéns (até porque ele é um guloso e merece estes mimos). 
Como sempre, fica ao meu encargo a execução do bolo e eu procuro sempre fazer um bolo diferente todos os anos. Assim sendo, desta vez saí da minha zona de conforto e fui fazendo a receita ao som da música, tipo cirurgião numa operação. O meu pai só ouvia números a sair da minha boca, que lhe mandava apontar sem ele perceber o porquê (sim, tem de ser desta forma senão quando chegasse ao fim já não me lembrava de nada).
A verdade é que eu não gosto de inventar demais e nos bolos gosto de ter uma receita para me orientar, não que a siga à risca mas é sempre uma segurança e algo que possa culpar se correr mal.
Receios à parte, esta receita até correu bem e ficou aprovada por todos ... embora eu goste de bolos super fofos e talvez experimente bater as claras em castelo da próxima vez, sim porque vai haver uma próxima vez :) 




Ingredientes:
- 1 cenoura média em puré
- 70g de açúcar amarelo
- 140g de farinha com fermento
- 30g de flocos de aveia
- 90ml de leite
- 2 colher (sopa) de mel
- 1,5 colher (chá) de canela
- 1 colher (chá) de cardamomo em pó
- 2 ovos

Bater os ovos com o açúcar até ficar uma mistura fofa. Juntar o mel, a cenoura, a aveia e as especiarias e bater novamente. Por fim juntar a farinha e o leite alternados, até ficar uma mistura homogénea. Verter para uma forma (pequena) e levar ao forno a 180º, até o teste do palito sair limpo. Deixar arrefecer por completo e partir ao meio. Rechear e cobrir com as natas, decorar a gosto e servir fresco.

Para o recheio e cobertura:
- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha

Bater as natas e quando começarem a engrossar juntar o açúcar, batendo sempre. Por fim envolver a baunilha e reservar.



Notas: 
- fica um bolo denso e húmido, pouco doce mas bastante aromático. A junção das natas vai dar uma leveza extra ao bolo, muito agradável.
- é um bolo pequeno, caso queiram podem dobrar a dose.


E como o aniversariante manda, também teve direito a mais duas coisinhas que tanto gosta, feitas pela minha mãe:
rabanadas de vinho do Porto
Aletria

Quase parecia Natal outra vez, sim porque por ele também tinha havido bolo-rei mas temos de pôr um travão de vez em quando :D


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...