quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Compota de kumquats


Já devem estar fartos de ouvir falar de kumquats por aqui mas eu não podia deixar de falar nesta compota. Como fruto da época, e para acabar com os últimos que ainda se mantinham na árvore e necessitavam de ter um fim, surgiu a ideia desta compota, algo que eu gosto sempre de fazer quando os frutos da época adquirem todo o seu sabor e com os kumquats não poderia ser diferente. 
Esta compota fica uma delícia, doce mas ao mesmo tempo com um travo ácido característico dos citrinos. Fica perfeita a acompanhar umas tostas, como recheio num bolo de chocolate ou a rechear uns crepes acompanhados com gelado de baunilha ... as suas utilizações são infinitas e já se tornou uma das minhas compotas de eleição, a repetir todos os anos enquanto a natureza me der os seus lindos frutos. 






Ingredientes:
- 300g de kumquats
- 100g de açúcar amarelo
- 100g de açúcar branco
- 200ml de água

Corte os kumquats em rodelas finas e descarte os caroços. Leve ao lume todos os ingredientes e deixe cozinhar até adquirir a consistência de compota. Para saber se já está no ponto, coloque um pouco de doce num prato e passe o dedo, se o doce não se voltar a juntar, atingiu o ponto de estrada e está pronto. Verta ainda quente para frascos previamente esterilizados, tape e vire ao contrário para ganhar vácuo.
Esta compota ganha bastante consistência depois de fria graças à quantidade elevada de pectina presente na fruta.

Nota: pode fazer apenas com açúcar branco.


E o blog chegou finalmente ao facebook, se gostou desta receita, faça like na página e partilhe ...  obrigado e volte sempre :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...