quarta-feira, 9 de março de 2016

Brooklyn Blackout Cake


A receita que vos deixo aqui hoje não é para qualquer um. É simplesmente uma overdose de chocolate, um clássico americano digno de qualquer chocolate lover e até mesmo dos restantes habitantes deste mundo que, tal como eu, gostam de chocolate mas não entram em delírio com o mesmo. Um bolo rico e extremamente saboroso, que fez as delícias de quem o comeu e as minhas também :D


E agora perguntam vocês do que estou eu a falar. Bem, minha gente, hoje o Óscar vai para o ... Brooklyn Blackout Cake.
Um bolo clássico americano que ganhou popularidade durante a 2ª Guerra Mundial, devido aos apagões que Nova Iorque se viu obrigada a ter para se proteger dos ataques inimigos, uma vez que abrigava um dos estaleiros mais importantes da marinha dos Estados Unidos. Como alvo importante, era necessário camuflar a cidade para que os navios não ficassem expostos e assim sendo, foi decretado que durante certos períodos de tempo, a cidade ficasse completamente às escuras (e até as janelas das habitações eram cobertas com panos escuros).
Nesse período e mesmo com todo o racionamento de luz e alimentos que a cidade estava a ter, uma padaria de Brooklyn, a Ebinger's Bakery, criou este bolo e até aos dias de hoje, continua a ser um dos mais apreciados por todos os amantes de chocolate e não só.


Partindo para a segunda edição do Sweet World, dos blogs Basta Cheio, da Susana e Lemon & Vanilla, da Lia, não podia ignorar este desafio e deixar aqui a minha participação (que nesta altura nem as migalhas sobraram). Um bolo ao qual fiquei rendida, composto por várias camadas de massa fofa, recheado e coberto por um creme denso e delicioso de chocolate, finalizando a decoração com migalhas do bolo. Um bolo de fácil execução, sem precalços, que já vai ficar na memória de quem o provou e aprovou ...




Receita adaptada daqui
Ingredientes (recheio e cobertura):
- 75g de açúcar
- 2 colheres (sopa) cheias de amido de milho
- 1 colher (sopa) de cacau magro em pó
- 1 pitada de sal
- 300ml de leite magro
- 2 gemas
- 120g de chocolate de culinária em barra
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha

Dilua metade do amido de milho numa colher (sopa) de leite e misture nas gemas até obter uma mistura homogénea. Reserve.
Num tacho, misture o restante amido de milho, o cacau, o açúcar, o sal e o leite. Mexa e leve ao lume médio até começar a ferver e engrossar um pouco, mexendo sempre. Retire do lume e envolva um pouco deste creme nas gemas (cerca de 3 colheres de sopa) para as temperar, misture-as depois ao creme de chocolate e volte a levar ao lume, desta vez brando, mexendo sempre durante cerca de 1 minuto. Junte o chocolate partido e mexa bem até derreter por completo. Retire do lume, junte a baunilha e verta para um recipiente, cubra com película aderente (a tocar mesmo no creme) e reserve no frio, pelo menos 4 horas ou até ficar bem consistente.


Ingredientes (para o bolo):
- 100g de margarina
- 160g de açúcar
- 2 ovos grandes
- 1 colher (chá) de baunilha
- 260g de farinha
- 1 e 1/2 colher (chá) de fermento
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 60g de cacau magro em pó
- 250ml de leite magro
- 60 ml de café forte

Peneire os secos. Misture o leite com o café e a baunilha.
Bata a manteiga com o açúcar e junte os ovos até obter um creme fofo (cerca de 5 minutos). Em baixa velocidade, junte a mistura de secos e líquidos, alternando-os. Não bata muito. Coloque numa forma redonda sem buraco (a minha era de 21cm de diâmetro), untada e polvilhada e leve ao forno a cozer a 180º, durante cerca de 40 minutos ou até o teste do palito sair seco. Deixe arrefecer na forma cerca de 10 minutos e depois desenforme. Deixe arrefecer por completo.


Para finalizar, corte o bolo em 4 partes (no meu caso retirei o "papo" superior e depois cortei em 3 partes). Esfarele uma das partes até obter uma farinha grossa (eu usei o "papo" e triturei uns segundos na Yammi mas pode fazer em qualquer robot, até no liquidificador).
Coloque a primeira camada de bolo num prato de servir, barre com 1/3 do creme, cubra com a segunda camada de bolo e mais 1/3 do creme. Por fim, coloque a última rodela de bolo, cubra por completo todo o bolo com o restante creme e depois espalhe uniformemente as migalhas de bolo por todo o bolo, pressionando ligeiramente. Leve ao frio para refrescar um pouco e sirva assim simples ou acompanhado com gelado de limão (o qual aconselho vivamente).

2º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Brooklyn Blackout Cake"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...