segunda-feira, 21 de março de 2016

Massa com legumes salteados


Quando penso em refeições vegetarianas, penso logo em massa também. A verdade é que um dos meus pratos vegetarianos preferidos é massa com legumes. Posso variar os legumes, a massa, os temperos, mas continua a ser sempre a minha versão favorita. Mas também quem é que não gosta de massa :)
Esta sugestão que vos deixo hoje é apenas mais uma, já tinha publicado aqui outra e outra, mas como estes pratos são daqueles que saem na hora, com o que se tem por casa, acabam sempre por ser diferentes. E a grande vantagem é que podemos reduzir bastante nos hidratos de carbono, aliás, até nem era preciso o acompanhamento mas massa é massa e ninguém lhe resiste, nem eu mesma. Neste em especial, posso dizer que se a rainha veio em forma de legumes, o rei foi o queijo, fazendo a ligação de sabores e dando um toque especial a uma simples massa com legumes. Adaptem aos legumes que mais gostem, com outro tipo de queijo (de preferência forte), acima de tudo inspirem-se e comam mais legumes :)


Ingredientes:
- courgette
- cenoura
- pimento verde e vermelho
- cogumelos frescos laminados
- cebola
- alho
- couves de bruxelas (as minhas estavam cozidas)*
- talos de couve-flor em tiras**
- colorau, sal e picante
- vinho branco
- polpa de tomate
- molho inglês
- azeite (muito pouco)
- queijo da serra ou da ilha (tem é de ser um queijo mais activo)
- tomilho fresco para polvilhar

Para a massa:
- esparguete ou outra massa a gosto
- sal, açafrão e tomilho seco


Pique o alho. Corte a courgette em rodelas, o pimento em tiras, a cebola em meias luas e a cenouras em palitos (usei uma mandolina). 
Num wok, coloque um fio de azeite e junte o alho picado. deixe começar a fervilhar e acrescente a cebola, cenoura, courgette, cogumelos, talos de couve-flor e o pimento. Deixe saltear, mexendo ocasionalmente. Quando começarem a largar líquido, junte um pouco de vinho, polpa de tomate, molho inglês e tempere com sal, colorau e picante. Deixe cozinhar os legumes e quase no fim, junte as couves de bruxelas previamente cozidas. 
Enquanto os legumes cozinham, coza a massa num tacho com água, sal, açafrão e tomilho seco até estar no ponto de cozedura que gosta.
Sirva a massa num prato, coloque os legumes por cima e guarneça com lascas de queijo (seja generoso) e folhas de tomilho fresco. Sirva de seguida.  


Notas:
* Costumo cozer bastantes couves de bruxelas de uma só vez, deixando-as "al dente". Depois congelo e quando necessito, é só deixar descongelar um pouco e usar na receita, tendo o cuidado de as colocar mais perto do fim da receita.

** Quando comprámos as couve-flor ou brócolos, temos tendência para deitar fora o talo. Asneira, ele é muito nutritivo e também se come. Para isso, basta descascá-lo, retirando bem todo o exterior até não vermos vestígios de casca. Depois é só cortar a gosto e utilizar como outro legume qualquer. Mas retirem bem a casca porque senão vão encontrar uma espécie de fios quando cozinharem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...