quinta-feira, 24 de março de 2016

Ninho da Páscoa


Eu sempre adorei a Páscoa, não tanto como o Natal, mas mesmo assim é uma época que adoro. Gosto de encher a mesa cheia de gulosices, experimentar novas receitas de folares, colocar doces das várias regiões do país, enfim, ir para a cozinha e divertir-me. 
E com a Páscoa mesmo a bater à porta, surgem então as ideias para encher a mesa cheia de coisas bem gulosas. Com esse intuito, deixo-vos aqui mais uma sugestão para juntarem à vossa lista: um bolo fofo, com doce de ovos, amêndoa e chocolate, uma delícia. 

Ingredientes:
- 4 ovos
- 140g de farinha
- 120g de açúcar
- 1 colher (chá) de baunilha 

Para o recheio:
- 8 gemas
- 8 colheres (sopa) de açúcar
- 8 colheres (sopa) de água
- 80g de amêndoa picada grosseiramente

Para a cobertura:
- chocolate de culinária
- leite
- fios de ovos
- amêndoas

Bata as claras em castelo, juntando o açúcar aos poucos até obter um merengue (cerca de 15 minutos). Com a batedeira sempre ligada, junte as gemas, uma a uma. Envolva delicadamente a farinha com uma espátula e por fim o aroma de baunilha. Verta para uma forma redonda untada e polvilhada, e leve ao forno a 180º durante cerca de 30 minutos. deixe arrefecer um pouco e desenforme (evite correntes de ar para o bolo não baixar). Não deixe cozer demasiado o bolo para não secar.

Entretanto prepare o creme de ovos: leve ao lume um tacho com as gemas, o açúcar e a água, mexendo sempre em lume brando até engrossar. Junte a amêndoa, deixe arrefecer e reserve.
Corte o bolo ao meio, recheie com o doce de ovos e cubra com o restante bolo. Derreta o chocolate de culinária num pouco de leite e cubra todo o bolo. Decore com raspas de chocolate, fios de ovos e amêndoas. Mantenha no frio até à hora de servir.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...