segunda-feira, 14 de março de 2016

Pudim de abóbora


Depois de um fim de semana de sol e temperaturas amenas, a descobrir o véu da Primavera, espero que venham por aí mais uns dias bem solarengos (que nos últimos tempos estou sempre em dúvida sobre o paradeiro deles). E para tentar chamar o sol, resolvi começar a semana com algo docinho e com cores quentes, algo que geralmente agrada a "gregos e troianos".
Estou a falar dos pudins. Pudim é algo que nunca falta numa mesa portuguesa. Aliás, é uma das sobremesas que mais me lembro de comer na infância. Fosse a casa a que fosse, lá estava o pudim na sobremesa ou na mesa de festa. Talvez por isso eu tenha aprendido a gostar imenso deles. Mas a verdade é que quando resolvi emagrecer, uma das minhas técnicas foi reduzir gradualmente a quantidade de açúcares ingeridos e como tal, tanto eu como os restantes comensais cá de casa aprendemos a gostar de doces "menos doces" que o habitual e desde então nunca mais comi pudim fora de casa porque estranho quase sempre a sua doçura e acabo por ficar enjoada. 



Este pudim que trago hoje não é muito doce, é o que eu considero o ideal para ser considerado sobremesa mas não nos deixar enjoados no final da refeição. Mas caso pertençam ao grupo comum (dos gulosos), podem e devem aumentar a quantidade de leite condensado para ficar ao vosso gosto e não deixem de experimentar este pudim que fica bem saboroso, com um toque subtil de abóbora, aprovado por todos cá de casa. Uma sobremesa que vai fazer parte do rol de doces da Páscoa cá de casa e uma sugestão quiçá, para as vossas mesas também :) 



Receita adaptada daqui
Ingredientes:
- 180ml de puré de abóbora (abóbora cozida e triturada)
- 300ml de leite
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) cheia de farinha custard*
- 200ml de leite condensado**
- caramelo líquido qb

Misture todos os ingredientes com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea. Forre uma forma de pudim com caramelo líquido e verta o preparado. Tape a forma e coloque-a dentro da panela de pressão. Encha a panela com água até meio da forma e feche. Leve ao lume forte e quando começar a apitar com intensidade, baixe o lume para o médio/baixo e conte cerca de 25 minutos (no máximo). Desligue e retire a forma. Deixe arrefecer, leve ao frigorífico e desenforme na hora de servir. 
Se não tiver panela de pressão, coza-o no forno, em banho-maria.


* se não tiver farinha custard, substitua pela mesma quantidade de amido de milho e acrescente 1 colher (chá) de aroma de baunilha.

** cá em casa estamos habituados a doces menos doces que o habitual por isso este pudim é menos doce. Se gostar de pudins bem doces, aumente a quantidade de leite condensado e vá provando até estar o doce desejado. No entanto, cá em casa todos gostaram dele assim :)

Nota final: se tiverem panela de pressão cozam antes lá os pudins, é muito mais rápido, ficam cozidos com a mesma textura e poupam na energia consumida. Cá em casa, desde que me lembro, nunca comi um pudim que não fosse cozido assim (com excepção dos pudins de microondas que tenho virado fã). Experimentem e depois digam lá se não tenho razão :D


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...