quinta-feira, 28 de abril de 2016

Bacalhau espiritual com legumes - na Yammi ou não


Adoro pratos que levam bacalhau e se forem de ir ao forno ainda melhor. Como fã de bacalhau espiritual que sou, desta vez resolvi dar-lhe um toque diferente e adorei o resultado final. Um prato bem saboroso, a repetir mais vezes, e ainda por cima com a ajuda da Yammi :)
Peço desculpa por não ter imagens do interior mas quando me lembrei já tinha desaparecido todo o bacalhau ...

Ingredientes:
- 450g de bacalhau
- 1 cenoura grande
- couve coração qb
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 pães (carcaças)
- 2 folhas de louro
- sal e pimenta qb
- leite para demolhar o pão
- pão ralado para polvilhar

Para o béchamel:
- 300ml de leite
- 50g de farinha
- 30g de margarina
- sal e pimenta qb


Método Yammi:
Colocar o cesto na Yammi, colocar o bacalhau dentro e juntar água. Deixar cozer a 100º, velocidade 3, durante 15 minutos. Depois desfazer em lascas e reservar.
Demolhar o pão partido em pedaços no leite e reservar.
Sem lavar o copo, colocar a cebola, o alho e a cenoura. Picar durante 10 segundos, na velocidade 5. Cortar a couve em juliana e juntar no copo, assim como o azeite. Programar 7 minutos, velocidade 1, temperatura 90º. Junte o pão demolhado e o bacalhau, tempere com sal e pimenta e cozinhe mais 5 minutos, velocidade 1, temperatura 100º. Se achar que está muito seco, junte um pouco da água de cozer o bacalhau. Verta o preparado para um recipiente que possa ir ao forno e reserve.
Sem lavar o copo, coloque a farinha dissolvida no leite, a margarina, sal e pimenta. Programe 8 minutos, na velocidade 2, temperatura 90º. Verta sobre o preparado de bacalhau, polvilhe com pão ralado e leve ao forno até gratinar. Sirva acompanhado com salada.

Método tradicional:
Cozer o bacalhau, depois desfazer em lascas e reservar.
Demolhar o pão partido em pedaços no leite e reservar.
Levar ao lume um tacho com o azeite, a cebola e o alho picados, a cenoura raspada e a couve em juliana. Deixar refogar até os legumes estarem cozidos e juntar o pão demolhado e o bacalhau, temperar com sal e pimenta e cozinhe mais 5 minutos. Se achar que está muito seco, junte um pouco da água de cozer o bacalhau. Verta o preparado para um recipiente que possa ir ao forno e reserve.
Noutro tacho, coloque a margarina num tacho até derreter. junte depois a farinha dissolvida no leite, sal e pimenta. mexa sempre até engrossar. Verta sobre o preparado de bacalhau, polvilhe com pão ralado e leve ao forno até gratinar. Sirva acompanhado com salada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...