quinta-feira, 21 de abril de 2016

Bolo integral de maçã, aveia e especiarias (uma versão mais saudável)


Bolos nunca faltam cá em casa mas enquanto uns são daqueles pecaminosos, tenho de tentar equilibrar a balança e fazer outros bem mais saudáveis. Este surgiu da necessidade e da vontade de fazer algo mais nutritivo e mais saudável, mas não menos saboroso. Gostei bastante do resultado final excepto da parte em que o bolo se colou no fundo da forma e ao desenformar se partiu. Mas com jeitinho, lá se compôs e 24h depois já não existia nem migalhas para contar a história. Espero que gostem desta sugestão ...


Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 cenoura média
- 70g de farinha de trigo
- 40g de farinha de trigo integral
- 80g de flocos de aveia
- 50g de açúcar amarelo
- 1 colher (chá) de fermento
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1/2 colher (chá) de cardamomo em pó
- 100ml de leite
- 3 maçãs descascadas em cubos
- miolo de noz (opcional)

Método Yammi:
Coloque na máquina a pá misturadora e bata as claras em castelo, durante 4 minutos, na velocidade 3. Reservar.
Triture a cenoura com as gemas e o açúcar durante 1 minuto, velocidade 6. Junte o leite, as farinhas, os flocos de aveia, o fermento e as especiarias. Programe mais 1 minuto, velocidade 4. Envolva as claras em castelo. Verta para uma forma untada e polvilhada e coloque por cima a maçã e o miolo de noz, pressionando um pouco com uma colher. Leve ao forno até o teste do palito sair seco, não deixe cozer demasiado para que a massa não fique seca.

Método Tradicional:
Triture a cenoura com as gemas e o açúcar no liquidificador. Junte o leite, as farinhas, os flocos de aveia, o fermento e as especiarias e triture mais um pouco. Bata as claras em castelo e envolva na mistura. Verta para uma forma untada e polvilhada e coloque por cima a maçã e o miolo de noz, pressionando um pouco com uma colher. Leve ao forno até o teste do palito sair seco, não deixe cozer demasiado para que a massa não fique seca.


Notas:
- este bolo fica doce qb, tanto as especiarias como a cenoura complementam o açúcar adicionado.
- não gosto de usar apenas farinha integral porque acho que os bolos ficam demasiado secos, por isso opto sempre por colocar uma parte de farinha de trigo refinada.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...