sexta-feira, 15 de abril de 2016

Caril vegetariano de lentilhas com arroz basmati


Se me dissessem há um ano atrás que eu gostaria de cozinhar, mandava logo consultarem um médico porque não estariam bem da cabeça. A verdade é que doces, pão e aqueles petiscos como empadas, tartes e folhados eu gostava de fazer mas ir para o fogão fazer refeições, isso não. Aliás, também não era preciso porque mesmo que vivesse sozinha, sou pessoa que fica muito feliz com umas boas entradas e uma sobremesa para terminar. 
Mas o mundo gira e o que temos por certo hoje, já não o é amanhã e a única verdade é que não podemos "nunca dizer nunca" (mesmo dizendo nesta expressão).
E sendo assim, com a criação do blog vi-me "obrigada" a ir literalmente para o fogão cozinhar e testar as minhas novas aventuras neste meio desconhecido. Hoje, uns meses depois, posso dizer que até gosto de cozinhar umas quantas refeições e o melhor é o gosto pela procura de novas receitas e sabores.
O caril de hoje enquadra-se nessa categoria e depois de testar o caril de camarão e o de frango, andava com a ideia de experimentar uma versão mais saudável e assim tentar manter a ideia de consumir uma refeição vegetariana por semana. Espero que gostem deste meu caril, que por sinal agradou bastante a quem provou :) 



Ingredientes:
- lentilhas
- 1 courgette pequena
- 1 cenoura pequena
- 1/2 pimento
- 1 cebola
- 1 dentes de alho
- 1 tomate
- 200ml de leite de coco
- 1 colher (chá) de caril
- 1 colher (café) de cominhos
- 1 colher (chá) cheia de colorau
- azeite, sal e piri-piri qb
- sumo de 1/2 limão
- salsa e hortelã fresca para polvilhar

Comece por demolhar as lentilhas cerca de 1 hora antes (ajuda a cozerem mais rápido). 
Coloque num tacho o azeite (muito pouco), a cebola e o alho picados. Deixe refogar um pouco, junte as especiarias e mexa. Junte os legumes cortados e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Depois junte as lentilhas escorridas, cubra com água e tempere com sal e piri-piri. Deixe cozinhar até as lentilhas estarem quase prontas. Nessa altura, junte o leite de coco, rectifique os temperos e deixe acabar de cozinhar. Quando estiver pronto, tempere com o sumo de limão e a hortelã picada. Sirva de seguida, polvilhado com salsa picada e acompanhe com arroz basmati.

Para o arroz basmati:
- 150g de arroz basmati
- 240ml de água
- folha de louro qb
- 1/2 cebola pequena picada
- 1 fiozinho de azeite e sal

Comece por demolhar o arroz durante cerca de 15 a 20 minutos. Passe por água até esta sair limpa.
Leve ao lume um tacho com um fio muito pequeno de azeite, a cebola picada e o louro. Deixe refogar um pouco e junte o arroz, mexa com um garfo e acrescente a água e o sal. Mexa e deixe cozinhar em lume brando. Quando a água evaporar, tire do lume, mexa com um garfo e deixe repousar com o tacho tapado.


Notas:
- demolhando o arroz e passando-o por água até esta sair limpa vai fazer com que o arroz saia mais solto.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...