quarta-feira, 13 de abril de 2016

Hot Cross Buns



Uma das coisas que mais prazer me dá na cozinha são os doces e as massa levedas, se puder juntar os dois então fico logo com um sorriso de orelha a orelha. Como tal, quando me deparo com uma receita assim não consigo resistir e mal posso vou logo experimentar. Quando vi o desafio deste mês do Sweet World, lançado pelo blog Basta Cheio e o blog Lemon & Vanilla, desta vez a dobrar com o tema da Páscoa, fiquei logo com a certeza de qual seria o próximo pão a ser feito cá em casa, os Hot Cross Buns, um pão fofo, aromático e com um aspecto delicioso.

Este pão, típico da Páscoa na Gra-bretanha, é composto por bolas de massa enriquecidas com especiarias e frutos secos, tendo na sua cobertura uma cruz, alusiva à Sexta-feira Santa. Aliás, durante bastante tempo, só era permitida a sua confecção nesse dia.



Embora já os conhecesse através de um livro que tenho cá em casa, o seu aspecto não me tinha convencido a experimentar e confesso que nunca mais me lembrei deles. Mas como a Lia lançou o desafio e nos mostrou uns com um aspecto mesmo delicioso, desta vez tive a vontade (ou melhor a necessidade) de os testar e não me arrependi em nada.
Embora seja tradição eles serem enriquecidos com frutos secos, Hoje em dia já existem muitas variações e por isso optei antes por laranja e chocolate já que no mesmo dia fiz também o Simnel Cake e esse já levava os frutos. Só vos posso dizer que têm feito parte do meu pequeno-almoço e vão ser feitos umas quantas vezes mais, de certeza :)



receita adaptada do blog da Lia, Lemon e Vanilla 
Ingredientes:
- 500g de farinha
- 2 ovos
- 200ml de leite (usei magro)
- 1 colher (chá) mal cheia de sal
- 60g de açúcar
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 50g de manteiga (usei magra)
- 1 colher (café) bem cheia de açafrão
- 1 colher (chá) cheia de canela
- raspa de 1 laranja
- 100g de chocolate de culinária partido em pedaços pequenos

Para a decoração:
- 2 colheres (sopa) de farinha
- água qb
- sumo de 1 laranja
- 1 colher (sopa) de mel (usei de rosmaninho)


Diluir o fermento num pouco de leite. Colocar na cuba da MFP todos os ingredientes, primeiro os líquidos e depois os sólidos, sendo o sal o último. Prima o programa amassar e levedar. No fim do programa, retire a massa e divida em 10 pedaços do mesmo tamanho. Forme bolas e dê-lhes a forma de cilindros.
Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e coloque os cilindros, dois a dois. Tape com película aderente e deixe levedar até a massa tocar na película (cerca de 1 hora). Eu coloquei embrulhada num pano, dentro do microondas para evitar correntes de ar.
Entretanto, misture a farinha com água até obter uma pasta fina que consiga utilizar com um saco de pasteleiro. Coloque essa massa dentro de um saco plástico, corte a conta do saco e faça uma cruz sobre cada bola. Leve ao forno a 180º, até estar cozido (cerca de 30 a 40 minutos no meu caso). Quando estiver cozido, retire do forno, desenforme e coloque sobre uma grelha.
Para a calda, leve ao lume o sumo de 1 laranja com o mel até obter um xarope, pincele a superfície do pão com esta calda. Deixe arrefecer e sirva ás fatias.



Notas:
- um pão muito fofo, mesmo no dia seguinte.
- optei por fazer numa forma em vez de pães individuais porque considero que assim o pão fica (e mantém-se) mais fofo, durante mais tempo.
- não deixem de fazer a calda, ela dá um toque especial ao pão, elevando os seus aromas e tornando-o irresistível.

3º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Hot Cross Buns"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...