sábado, 16 de abril de 2016

Pão de cevada


Eu adoro pão, seja ele de que família for. E sempre que vejo algo diferente, gosto de experimentar.
Há uns tempos atrás, numa das minhas idas ao supermercado, encontrei um pão de malte que me chamou a atenção, primeiro pela sua cor escura intensa e depois de o provar pelo seu sabor diferente mas muito agradável, em especial se acompanhado com uma bela fatia de queijo. 
Desde então, já o comprei diversas vezes mas fiquei sempre com a ideia de o reproduzir um dia em casa. No entanto, a farinha de malte é algo que ainda não encontrei nos locais que visito e como de vez em quando uma lâmpada de acende na minha cabeça oca, logo pensei em pôr a tal ideia em prática, não me fosse esquecer dela (sofro muito disso nos últimos tempos). 
Bem, já que tinha de fazer pão, não perdia nada em experimentar e assim surgiu este pão, que por sinal ficou com um sabor bem parecido com o pão de malte do Pingo Doce e bastante fofo. Posso-vos dizer que não vou comprar mais pão de malte (por sinal até bem caro para o seu tamanho) porque este deixou-me bem satisfeita, tanto pela textura como pelo seu sabor, receita a repetir muitas e muitas vezes, sem dúvida :)  




Ingredientes:
- 500g de preparado para pão branco (usei marca Pingo Doce)
- 300ml de água
- 3 colheres (sopa) de cevada

Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP, programa Cozer, peso 750g, tostagem média, no meu caso foi 2:58h. No fim do tempo, retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha. 
Também pode só Amassar e Levedar na MFP, fazer bolinhas e deixar levedar mais uma hora. Depois levar a cozer a 200º até ao bater no topo do pão, sair um som oco.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...