sexta-feira, 24 de junho de 2016

Bolo de maçã com hortelã


Como já disse muitas vezes por cá, domingo que é domingo tem de ter bolo ao lanche. E a preferência cá de casa recai sempre pelos bolos simples, sem coberturas, que servem para o pequeno almoço e para o lanche. O bolo que deixo aqui hoje surgiu de improviso, depois de ter ligado o forno para um jantar de pizza e andar com muita vontade de comer bolo de maçã.
Confesso que quando penso em maçã, vem-me logo à mente a canela, as especiarias, o vinho do porto e a baunilha. São sabores que combinam sempre muito bem com a maçã. No entanto, desta vez queria algo diferente e a experiência podia fazer com que ficássemos sem bolo no fim de semana. Mas, por sorte talvez, o bolo ficou bastante agradável e a receita de improviso transformou-se num bolo denso, húmido, bastante saciante e muito aromático. A combinação de sabores agradou-me bastante e por isso deixo-vos aqui esta sugestão para experimentarem, quem sabe, no fim de semana :) 



Ingredientes:
- 3 ovos
- 3/4 chávena de leite
- 3 colheres (sopa) de folhas de hortelã secas*
- 1 chávena de açúcar amarelo (se for guloso coloque 1 e 1/2)
- 1/2 chávena de farinha de aveia (flocos triturados)
- 2 chávenas de farinha de trigo (uso com fermento)
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 3 maçãs
- canela e açúcar em pó para polvilhar

Aqueça o forno a 180º. 
Comece por aquecer o leite e junte as folhas de hortelã. Deixe em infusão cerca de 10 minutos. 
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Junte a aveia, o leite, a farinha e o fermento e bata mais um pouco. Verta esta mistura para uma forma (previamente untada e polvilhada), coloque por cima a maçã cortada em fatias e polvilhe com canela em pó. Leve ao forno até o bolo dourar e ao fazer o teste do palito, sair seco. Desenforme, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.

* eu costumo secar as folhas de hortelã e assim tenho sempre prontas para o chá e não se estragam. Caso não tenha, pode usar 2 saquetas de chã de hortelã ou mesmo folhas de hortelã frescas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...