sexta-feira, 10 de junho de 2016

Bolo Fraisier


Para mim sol e calor são sinónimos de ... fruta fresca e se há fruta que se encaixa perfeitamente nessa categoria são os morangos. Por isso mesmo, quando vi a escolha para o 5º desafio do Sweet World, protagonizado pela Lia e pela Susana, já sabia que não poderia deixar de participar.

Mas confesso que tive as minhas dúvidas quanto a participar, não porque não gostasse da escolha (muito pelo contrário) mas porque nos últimos tempos não encontro morangos decentes e este bolo pede qualidade acima de tudo. No entanto, sou uma rapariga com sorte e numa das minha idas ao supermercado, encontrei umas caixinhas de morangos lindas e perfeitas, que logo trouxe para casa e avisei todos os que pela minha cozinha passam, que aqueles morangos já tinham dono (se assim não fosse, eles desapareciam sem reparar).
Tudo estava encaminhado para fazer o bolo no fim de semana mas menos de 24 horas depois de trazer os morangos comigo, o estado deles piorou rapidamente e era, naquele momento, um caso de vida ou morte e os coitados dos morangos precisavam urgentemente de uma intervenção. Armada em salvadora da pátria, lá fui pesquisar rapidamente uma receita (sim, já a devia ter mas esqueci-me) e deparei-me com uma receita da tão famosa Mary Berry, que de certeza era deliciosa (não fosse a senhora uma autêntica diva da pastelaria). 


O grande problema é que ao ler a receita, reparei que a confecção do bolo era algo diferente do que estava habituada e aquele não era o dia para testar uma receita com técnicas novas porque além de não estar virada para a cozinha (às vezes acontece-me), só teria uma chance para que o bolo saísse perfeito e, aqui entre nós, queria despachar a coisa o mais rápido possível. Sendo assim, desenrasquei-me com os meus conhecimentos e adaptei (muito) a receita escolhida (mas segui os passos todos, ok). 
Resultado, um bolo fantástico e aprovado por todos, embora tenha dado muito trabalho e tenha ouvido "ainda de volta do bolo, nunca mais está pronto?". Mas o trabalho compensou e adorei mais um desafio tentando, no entanto, torná-lo um pouco mais saudável mas bastante saboroso na mesma :)


Mas agora passemos ao que interessa. "Le fraisier" como é conhecido, é um bolo clássico francês , muito chique, composto por uma massa fofa tipo pão-de-ló, recheada com um creme de manteiga e morangos, coberta por uma rodela de massapão, açúcar em pó ou geleia. Actualmente existem muitas versões deste bolo e até já o fazem sem morango (mas deveriam mudar o nome, senão é algo esquisito).


Para o bolo:
- 120g de açúcar
- 140g de farinha
- 4 ovos
- raspa de 1 limão

Para a calda:
- 60g de açúcar
- 60ml de água
- sumo de 1 limão

Para o creme:
- 600ml de leite magro
- 4 ovos
- 100g de açúcar (pode aumentar até 150g, se for guloso)
- 2 colheres (sopa) de kirsch
- 40g de farinha custard
- 60g de amido de milho
- 100g de manteiga magra à temperatura ambiente
- 500g de morangos
- açúcar em pó qb


Comece por preparar o bolo. Aqueça o forno a 180º.
Bata as claras em castelo e quando estiverem quase batidas, junte gradualmente o açúcar, sempre a bater. Depois junte as gemas (uma a uma) e por fim envolva a raspa de limão e a farinha, delicadamente com uma espátula. Leve a cozer numa forma redonda até estar cozido (cerca de 20 a 30 minutos). Desenforme e deixe arrefecer por completo.

De seguida prepare a calda, levando todos os ingredientes ao lume até levantar fervura. Reserve.

Prepare então o creme. Aqueça o leite. Misture os ovos com o açúcar, a maizena e a custard. Verta o leite em fio, mexendo vigorosamente e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Junte o licor, envolva bem, cubra toda a superfície com película aderente e reserve até arrefecer. Quando estiver frio, junte-lhe a manteiga e bata com a batedeira até obter um creme mais fofo.

Finalização:
Forre a forma em que cozeu o bolo com película aderente. Corte o bolo ao meio e coloque um dos discos dentro da forma. Regue com metade da calda. Corte uma parte dos morangos em fatias grossas (reserve alguns para decorar) e revista toda a lateral da forma. Espalhe 2/3 do creme por cima do disco de massa e depois espalhe os restantes morangos cortados em cubos. Por cima destes, coloque o restante creme e cubra com o segundo disco de massa. Regue com a restante calda e pressione um pouco a massa para garantir que está bem firme. Leve ao frio para solidificar um pouco. Na hora de servir, retire com cuidado o bolo da forma, polvilhe com açúcar em pó e decore com os morangos que reservou. Sirva bem fresco.

5º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Fraisier"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...