sábado, 25 de junho de 2016

Crepes com gelado de açafrão e canela, acompanhados com calda de frutos silvestres


O verão, embora incerto, já chegou e a vontade de comer gelados instalou-se completamente cá em casa. A receita que trago hoje é uma das que estavam na infinita lista de espera, à espera do bom tempo e quando o calor apareceu, lá estava o gelado para nos arrefecer!

E como já vem sendo hábito, adoro desafios e nunca lhes viro as costas. Por isso, quando o grupo do facebook Cantinho das Cozinheiras nos convidou para mais um desafio mensal, sugerindo um blogue para conhecermos e testarmos uma iguaria, fiquei muito contente porque tinha a oportunidade de testar uma receita que me andava a desafiar à algum tempo. O blogue escolhido este mês pelo grupo foi o blog Cromas na cozinha, da Ana e da Carla e a receita que escolhi foi o gelado de açafrão e canela, uma conjugação de sabores que adoro.  



Para o gelado:
- 4 gemas
- 200ml de natas
- 300ml de leite
- 100g de açúcar
- 3 paus de canela
- 2 colheres (café) de açafrão em pó

Leve ao lume um tacho com as natas, o leite, os paus de canela e o açafrão. Quando a mistura levantar fervura, retire do lume, descarte os paus de canela e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Vá juntando aos poucos a mistura de natas aos ovos, mexendo sempre. Leve este preparado novamente a lume brando, mexendo sempre até começar a engrossar (não deixe ferver). Retire do lume e deixe arrefecer, depois leve ao frigorífico para ficar bem fresco. Ligue a máquina de fazer gelados e coloque lá a mistura durante cerca de 30 minutos ou até ficar com a consistência de gelado. Leve ao congelador, retirando do frio cerca de 10 a 15 minutos antes de servir.
Caso não tenha máquina de gelados, coloque o creme num recipiente que possa ir ao congelador e bata com uma vara de arames de hora a hora, até obter um gelado sem cristais de gelo.

Para os crepes:
- 300ml de leite
- 200ml de água
- 3 ovos
- 250g de farinha (uso com fermento)
- 1 pitada de sal fino

Misture todos os ingredientes muito bem com uma vara de arames ou a varinha mágica. Aqueça uma frigideira anti-aderente (levemente untada com óleo) e vá colocando uma concha de massa de cada vez, girando a frigideira para que os crepes fiquem o mais finos possível. Quando começarem a soltar as pontas, vire-os e cozinhe do outro lado. Repita a operação até acabar a massa.

Para a calda de frutos silvestres:
- 300g de frutos silvestres congelados
- 3 colheres (sopa) de açúcar amarelo
- umas gotas de sumo de limão

Leve ao lume todos os ingredientes até obter uma calda espessa. Retire do lume e deixe arrefecer.

Para servir, coloque uma porção de gelado no centro do crepe, polvilhe com canela em pó, enrole o crepe e coloque num prato. Verta a calda de frutos vermelhos por cima e se forem gulosos como nós cá em casa, coloque ainda mais um pouco de gelado por cima.

E agora vou-me embora que tenho um bolo de aniversário ali à minha espera para soprar as velinhas, ai que estou a ficar velha ...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...