quinta-feira, 30 de junho de 2016

Éclairs com cobertura crocante de amendoim


Gulosa assumida como eu sou, sabem que se é para fazer doces aqui estou eu de colher de pau numa mão e vara de arames na outra, pronta para o combate entre farinha, ovos e uns quantos mais intervenientes. Dizendo isto, quando vejo um desafio já não o consigo ignorar e para azar das cobaias cá de casa (ou sorte, quem sabe) tenho de o cumprir o mais rápido possível. 
Quando a Telma do blog Cozinha pra 3 lançou o desafio "vamos fazer éclairs", eu prontifiquei-me logo para ser mais uma no seu álbum de delícias mas o mais engraçado é que eu até nem ligo a estes bolinhos (ou melhor, não ligava). 
Profiteroles já são uma receita que faço algumas vezes mas éclairs nunca os tinha feito (embora se possa dizer que é o mesmo mas esticados). Sendo assim, deixo-vos aqui os meus deliciosos éclairs, que aconselho a duplicarem a receita para terem uma quantidade generosa já que eu apenas consegui comer um (e ainda por cima era o mais pequeno).


Receita levemente adaptada de "O grande livro de pastelaria", página 210. 

Massa (para 5 éclairs ):
- 150ml de água
- 60g de manteiga
- 100g de farinha (usei com fermento)
- 2 ovos
- 1 pitada de sal

Creme pasteleiro:
- 2 ovos
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 300ml de leite
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1/3 colher (chá) de aroma de baunilha

Cobertura de chocolate:
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de leite
- 1 colher (sopa) de cacau magro em pó
- 40g de açúcar em pó

Crocante de amendoim:
- amendoins qb
- 1 colher (chá) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de açúcar


Comece por preparar o creme:
Aqueça o leite. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo, junte o amido de milho e bata mais um pouco. Misture aos poucos o leite no creme, mexendo sempre e depois leve novamente ao lume para engrossar, em lume médio/brando. Quando engrossar, retire do lume, misture a baunilha, tape a superfície do creme com película aderente e deixe arrefecer por completo.

Para a massa, pré-aqueça o forno a 200º.
Ferva a água com a manteiga, retire do lume e junte a farinha e o sal de uma só vez, mexendo bem até ficar bem misturada e se descolar do tacho. Deixe arrefecer um pouco e depois junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição até obter um creme espesso. Coloque dentro de um saco de pasteleiro com uma abertura de cerca de 1cm (usei um saco plástico e cortei a ponta). Coloque a massa espaçada num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 200º, durante cerca de 30 a 35 minutos ou até crescerem e dourarem. Retire do forno, abra uma pequena fenda na lateral e deixe arrefecer por completo.

Para a cobertura:
Leve ao lume um tacho com a manteiga e o leite até aquecer. Retire do lume e junte o açúcar e o cacau, mexendo até obter um creme homogéneo.
Para fazer o crocante de amendoim, leve ao lume uma frigideira com a manteiga e o açúcar até derreter e começar a caramelizar, junte os amendoins descascados e envolva bem até obter um tom caramelizado. Transfira para um papel vegetal ou tapete de silicone, deixe solidificar e pique grosseiramente com uma faca.

Para montar, abra os éclairs no sentido longitudinal, recheie com o creme e cubra com o chocolate derretido. Polvilhe com os amendoins e leve ao frio. Sirva à temperatura ambiente ou frios.

Notas:
- como não tinha aroma de baunilha, substitui o amido de milho por farinha custard com sabor de baunilha. Resultado: ficaram deliciosos e com um creme bem amarelinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...