sexta-feira, 3 de junho de 2016

Iogurte grego caseiro - feito do zero


O iogurte grego é um dos iogurtes mais consumidos cá em casa. Fica óptimo comido simples, em sobremesas, molhos, enfim ... as suas utilizações são imensas. E como consumidora regular, já andava para os tentar fazer em casa há imenso tempo.
Iogurtes já os faço e como há anos, aliás, os primeiros que comi era ainda uma miúda bem pequena porque não gostava dos de compra e o meu pai teve a brilhante ideia de os fazer em casa e assim eu passar a devorar tudo o que era iogurte.
No entanto, em relação aos gregos, tinha a sensação que seriam difíceis de se fazer e conseguir aquela cremosidade bem espessa característica dos bons iogurtes. Mas como a internet é uma mais valia, depois de pesquisar um pouco, encontrei uma receita aqui e resolvi testar, dada a sua simplicidade. A verdade é que ficou tão bom que já o repeti três vezes em quinze dias e não vou ficar por aqui, porque a sua consistência e sabor saíram perfeitos, sem nada a apontar. Um iogurte perfeito para comer ao pequeno almoço.
Para a receita, utilizei 1 litro de leite e rendeu-me 500g de iogurte grego + 500ml de soro de leite que serve para utilizar na confecção de pães, por exemplo.



Ingredientes:
- 1 litro de leite (uso meio gordo)
- 1 iogurte natural à temperatura ambiente

Aqueça o leite até este ficar quente o suficiente para aguentar colocar o dedo cerca de 10 segundos sem queimar (não deixe ferver - ele aquece muito rápido). Junte um pouco de leite ao iogurte e mexa até ficar bem misturado. Depois verta esta mistura no restante leite, envolva bem e verta para os copos da iogurteira, deixando na máquina durante 10 horas. Passado esse tempo, desligue a máquina e retire os copos.
Coloque uma peneira sobre um recipiente grande o suficiente para receber o soro. Cubra a peneira com um pano de algodão fino (eu uso duas gazes sobrepostas apenas para o iogurte, que vou lavando e reutilizando). Verta os iogurtes para a peneira e deixe escorrer cerca de 2 horas à temperatura ambiente. Retire o iogurte que restou na peneira para um recipiente, mexa bem com uma vara de arames até ficar cremoso e reserve no frigorífico, pelo menos 3 horas antes de comer (eu deixei durante a noite). Caso ache que ficou demasiado espesso quando for para comer, junte-lhe uma colher do soro (eu não coloco porque gosto dele bem espesso). 

Notas:
- com o soro, pode fazer pão, bolos e até comida, substituindo a água ou leite da receita pelo soro (eu tenho usado em pão);
- eu uso leite meio gordo UHT (o leite mais comum) e tem corrido sempre bem;
- caso queira usar leite magro, acrescente 1 colher de sobremesa de leite em pó quando estiver a preparar os iogurtes inicialmente, para que fiquem mais espessos;
- reserve um pouco de iogurte natural (cerca de 100ml) para fazer a próxima remessa de iogurte grego, assim está sempre a reutilizar o seu próprio iogurte e ainda sai mais económico,
- caso não tenha iogurteira, espreite aqui neste blog como fazer, tem um passo a passo muito bom.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...