quarta-feira, 15 de junho de 2016

Pão de aveia e sementes


Uma das coisas que me dá bastante prazer é fazer pão. Mas confesso que se não tivesse a MFP para fazer o trabalho árduo, não sei se faria pão tantas vezes assim. Mas com a sua ajuda, tenho experimentado novos sabores e conjugações e desta vez resolvi experimentar a aveia numa percentagem maior do que o costume e o resultado foi um pão cheio de fibra, saboroso mas algo denso, algo entre o pão e a broa. Um pão bem saciante perfeito para o pequeno almoço, barrado com manteiga, compota ou queijo.


Ingredientes:
- 360ml de água
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 150g de flocos de aveia
- 350g de farinha de trigo
- 60g de sementes variadas levemente trituradas* (usei sésamo, linhaça e girassol)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar)
- mistura de flocos de aveia e sementes para polvilhar

Dilua o fermento num pouco da água. Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão (primeiro os líquidos e depois os secos), programa amassar e levedar. Molde o pão, pincele com água e polvilhe com uma mistura de sementes e aveia. Deixe levedar até duplicar o volume e depois leve ao forno, a 200º, até o pão cozer.

* costumo triturar um pouco as sementes (quebrá-las) porque o nosso organismo não consegue penetrar facilmente até ao seu interior e acaba por excluir grande parte dos nutrientes provenientes das sementes, Desta forma, facilita a sua absorção e nada se desperdiça.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...