quinta-feira, 23 de junho de 2016

Pão doce de Vila do Conde


Vila do Conde, cidade costeira, sossegada e bonita ... a minha cidade :)
Com várias iguarias de cá, existe uma que se destaca - o Pão Doce - um doce que está sempre presente na mesa da Páscoa mas que se comercializa durante todo o ano.
Durante muitos anos, os meus pais compravam esta iguaria sempre à mesma senhora, que fazia este pão como ninguém. No entanto, quando mudámos de casa, o facilitismo que existia outrora deixou de existir e então raramente o comíamos. Quando me aventurei pelo pão caseiro, ou melhor, quando comprei a minha MFP, a ideia de o reproduzir foi cada vez maior e testadas diversas receitas, cheguei à que considero uma delícia, com o sabor e cheirinho da dita, fofa e aromática, que desaparece rapidamente cá de casa. Embora a receita não seja nova no blog e tenha sido uma das primeiras que publiquei aqui, volto a deixar-vos então aqui este pãozinho cá da terra, um miminho vilacondense, esperando que virem fãs dele tanto quanto eu sou :)



Ingredientes:
- 250ml de leite
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 1 ovo
- 80g a 100g de açúcar (usei amarelo)
- 570g de farinha (tipo 65)
- 40g de margarina
- 1 colher (café) de açafrão em pó
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (chá) de sal

Comece por diluir o fermento num pouco de leite.
Coloque na cuba da MFP todos os ingredientes, começando pelos líquidos. Coloque no programa Amassar e Levedar (na minha máquina é o programa Massa). No fim do tempo, retire a massa e dê a forma de uma bola, depois dê um "murro" no centro e abra-o de forma a obter uma coroa. Deixe levedar mais 1 hora. Pincele com leite e leve ao forno pré-aquecido a 180º, até dourar e a massa cozer (não deixe secar demasiado, retire o pão ainda mole para que se mantenha fresco mais tempo). Retire do forno, barre com manteiga toda a superfície e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Sirva simples ou barrado com manteiga. Também fica óptimo como torradas, quando começa a ficar seco.

Caso não tenha máquina, dilua o fermento, misture todos os ingredientes e amasse até obter uma massa elástica e que se descole da tigela. Deixe levedar num local aquecido até duplicar ou triplicar o volume e depois continue os passos mencionados em cima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...