quinta-feira, 9 de junho de 2016

Risotto de espinafres com morcela


Junho é mês de santos populares, do meu aniversário e como a Marta diz, também é mês de espinafres. E como espinafres nunca faltam cá em casa e estão presentes em muitos pratos, deixo aqui a minha contribuição para enriquecer um pouco mais a mesa da Marta, que vai estar cheia de iguarias deliciosas.

Os risottos são a minha perdição e por isso têm saído vários da minha cozinha nos últimos tempos. Ao contrário do que pensava, eles até são bem simples e rápidos de se fazer (apenas não nos podemos ausentar da cozinha, falo por experiência própria) e os meus preferidos acabam por ser aqueles simples, com um ou dois aromas predominantes, dos quais um tem de ser obrigatoriamente de legumes.
Este é apenas mais um, mas um que adorei e achei a conjugação de espinafre e morcela muito agradável. 


Ingredientes:
- 1 morcela
- espinafres qb
- arroz para risotto (ou carolino)
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 caldo de galinha
- vinho branco qb
- azeite e pimenta qb
- queijo ralado qb
- cebolinho fresco (opcional)

Coza os espinafres em água até ficarem al dente, escorra-os e pique-os. Reserve.
Aqueça água e dilua o caldo de galinha, mantenha a água quente. 

Corte a morcela em rodelas grossas (reserve 2 a 3 rodelas) e frite-as numa frigideira anti-aderente (sem adicionar gordura) até ficarem alouradas de ambos os lados. Deixe escorrer a morcela sobre papel absorvente para ficarem bem sequinhas. Reserve

Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola e os alhos picados e deixe refogar até a cebola amolecer. Junte o arroz, envolva bem e adicione o vinho. Deixe refogar cerca de 2 minutos e depois junte os espinafres e as 3 rodelas de morcela que tinha reservado inicialmente, cortadas em pequenos pedaços. Junte duas conchas de caldo e mexa. Consoante for sendo absorvida a água, vá acrescentando mais até o arroz estar cozido. Rectifique os temperos e quando estiver pronto, junte o queijo e envolva bem. Deixe repousar 2 minutos e sirva de seguida, com as rodelas de morcela frita e cebolinho picado. Acompanhe com uma salada verde.

Estes são os espinafres cá de casa, que se multiplicam de ano para ano sem ordem, qual praga, e nunca deixam de produzir tendo sempre espinafres frescos durante todo o ano - e nem imaginam o prazer que me dá colher o que é plantado por nós :)



Outros risottos idênticos que também poderá gostar:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...