quarta-feira, 22 de junho de 2016

Risotto de tomate e pimento com barrinhas de pescada e salada

Risottos são uma das minhas paixões e o de tomate andava debaixo de olho há imenso tempo. Desta vez não me escapou e assim surgiu uma refeição muito agradável e que me consolou o palato :)
Além disso, gostei bastante do resultado na Yammi e foi bem mais prático de se fazer ...


Ingredientes:
- arroz para risotto
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/3 de pimento vermelho
- 1 caldo de galinha
- azeite, sal e pimenta qb
- vinho branco qb
- queijo da ilha ralado qb


Método Yammi:
Aqueça um pouco de água (o suficiente para cozer o arroz) e dilua o caldo de galinha. Mantenha a água sempre quente.
Coloque no copo da Yammi a cebola, o alho e o pimento. Pique 10 segundos, na velocidade 5. Troque a lâmina para a de mistura e refogue este preparado num fio de azeite durante 3 minutos, velocidade 2, temperatura 100º. No fim do tempo, junte o arroz e o vinho, programe 1 minuto, velocidade 2, temperatura 100º.
De seguida junte a polpa de tomate e três medidas (do arroz) do caldo, programe 15 minutos, velocidade 2, temperatura 100º. Rectifique os temperos e envolva o queijo ralado (caso o arroz ainda não esteja no ponto, dê mais uns minutos e acrescente mais caldo). Deixe repousar 2 a 3 minutos e sirva de seguida, acompanhado com as barrinhas de pescada e uma salada verde.

Método Tradicional:
Aqueça um pouco de água (o suficiente para cozer o arroz) e dilua o caldo de galinha. Mantenha a água sempre quente.
Refogue num fio de azeite o pimento em cubos, a cebola e o alho picados. Quando a cebola amolecer, junte o arroz e deixe fritar um pouco. De seguida junte o vinho e deixe evaporar. Junte a polpa de tomate e um pouco do caldo, deixe cozinhar o arroz até a água evaporar quase toda, junte mais caldo e assim sucessivamente até o arroz estar cozido. Rectifique os temperos e envolva o queijo ralado. Deixe repousar 2 a 3 minutos e sirva de seguida, acompanhado com as barrinhas de pescada e uma salada verde.

Para as barrinhas de pescada, leve-as ao forno até dourarem de ambos os lados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...