quinta-feira, 21 de julho de 2016

Lemon curd ... ou coalhada de limão


Este blog já existe há imensos meses e só agora me apercebi que ainda não tinha colocado aqui nenhuma receita de lemon curd. Ainda por cima, é daquelas receitas que estou sempre a fazer, não fôssemos todos cá em casa fãs incondicionais de limão. 
A verdade é que não sei como vivi tantos e tantos anos sem conhecer esta maravilha mas para me redimir tenho vindo a usar e abusar dele desde que o conheci nos últimos anos. Um creme que nunca falta cá em casa e que é das coisas mais versáteis que podemos ter porque fica bem com tudo (vá lá, quase tudo). Desta vez resolvi fazer umas pequenas alterações à receita que sempre fiz e gostei muito do resultado. Uma delícia ... para amantes de limão, claro :)


Ingredientes:
- 2 limões
- 2 ovos
- 40g de margarina
- 120g de açúcar amarelo
- 2 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (chá) de amido de milho

Coloque num tacho os ovos batidos, o açúcar, a margarina e o sumo e raspa dos limões. Mexa e leve ao lume (médio), mexendo sempre até começar a engrossar. Misture o leite com o amido de milho e junte ao preparado. Mexa sempre até engrossar. Retire do lume, coe e coloque num frasco, previamente esterilizado (ferver em água durante 10 minutos).
Deixe arrefecer completamente e conserve no frigorífico.

Notas:
- este creme fica delicioso a acompanhar crepes, panquecas, com iogurte, com gelado, a rechear bolos, etc ...
- eu gosto de sentir a acidez do limão bem presente mas podem aumentar um pouco a quantidade de açúcar se gostarem de coisas mais docinhas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...