domingo, 21 de agosto de 2016

Bolo de iogurte com creme de limão e calda de frutos silvestres


Por vezes temos dias em que precisamos de um doce (já que vamos ter visitas) mas o tempo é escasso e parece voar. É nessas alturas que procuro planear e antecipar, fazer um 2 em 1, e como resultado obter uma sobremesa deliciosa e que recebeu tantos elogios que não podia mesmo deixar de publicar. A receita de hoje foi a combinação de vários elementos de outras receitas, que feitos em quantidades maiores me permitiu fazer este bolo bem rápido e sem qualquer trabalho. Mas o melhor é mesmo passar à receita que espero que gostem tanto como nós por cá :)  


Bolo:
- 2 ovos
- 1 iogurte de aroma
- 1/2 copo (do iogurte) de leite
- 1/4 copo (do iogurte) de óleo
- 1 copo (do iogurte) de açúcar
- 1 e 1/2 copo (do iogurte) cheio de farinha com fermento

Cobertura:
- 2dl de natas
- 2 colheres (sopa) mal cheias de açúcar
- 4 colheres (sopa) de lemon curd (receita aqui)

Decoração:
- 250g de frutos silvestres congelados
- 4 colheres (sopa) de açúcar (pode aumentar a quantidade se for guloso)

Bater as gemas com o açúcar e o iogurte. Juntar o óleo e o leite. Envolver a farinha e misturar bem. Bater as claras em castelo e envolver delicadamente na massa. Verter para uma forma redonda baixa e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 30 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenformar e deixar arrefecer. 

Levar ao lume um tacho com os frutos silvestres ainda congelados e o açúcar e deixar cozinhar até os frutos amolecerem e o molho espessar. Se for necessário acrescentar um pouco de água. Deixar arrefecer e reservar.
Para a cobertura, bater as natas com o açúcar até obter um chantilly firme e envolver com uma espátula o lemon curd. Cobrir a superfície do bolo com este creme e por cima colocar o molho de frutos silvestres. Levar ao frio para refrescar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...