sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Tiras de pota à americana


Lulas, chocos, polvo, potas, todos são bem vindos na mesa cá de casa e por isso são produtos sempre presentes no congelador. Desta vez, o almoço recaiu sobre umas tiras de pota, com um molho delicioso que fazemos muitas vezes, perfeito para molhar umas tostinhas. Experimentem já este fim de semana e digam lá se eu não tenho razão :)


Ingredientes:

- 800g de tiras de pota
- 1 fio de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 4 colheres (sopa) de farinha
- 3 colheres (sopa) de aguardente
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 dl de vinho branco
- 3 colheres (sopa) de natas
- sal e pimenta qb
- salsa fresca picada para polvilhar q.b.

Lave as tiras de pota (retire a pele que costuma estar numa das laterais para ficarem mais tenras) e corte-as em tiras pequenas. Numa frigideira, aloure as potas num pouco de azeite. Escorra o líquido que as potas largaram e regue-as com aguardente. Levante o lume e deixe evaporar a aguardente. Polvilhe com farinha, envolva bem e retire as potas da frigideira. Reserve.
Leve a cebola e os alhos a refogar na mesma frigideira com o restante azeite. Quando a cebola amolecer, adicione o líquido que as potas largaram, a polpa de tomate e o vinho branco. Tempere com sal e pimenta. Introduza novamente as potas na frigideira, deixe cozinhar o molho sobre lume brando, até as potas estarem tenras. Rectifique os temperos e por fim adicione as natas. Deixe ferver e retire do lume. Polvilhe com salsa picada e sirva as potas com arroz branco e salada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...