sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Gelado de aguardente com rissóis de chocolate e caramelo


Gelados, gelados, como eu gosto de gelados ...
A verdade é que se eu pudesse comia a toda a hora e tenho a certeza que nunca enjoaria. Mas como isso não é possível, tenho de me contentar com gelados apenas de vez em quando e sendo assim, quando os como, que sejam bem do meu agrado. O gelado que trago hoje foi feito especialmente para o meu pai, que embora raramente consuma alcóol, adora o seu cálice de aguardente após o almoço de domingo acompanhado de um belo café expresso.
No entanto, acabámos todos por apreciar e bem este gelado, com um sabor algo diferente mas muito refrescante, perfeito para finalizar o almoço de domingo, por exemplo :)


Ingredientes para o gelado:
- 3 ovos
- 200ml de natas
- 200ml de leite
- 20g de leite em pó
- 80g de açúcar
- 40 ml de aguardente

Ingredientes para os rissóis:
- 1 medida de farinha
- 1 medida de leite
- 1 colher (sobremesa) de margarina
- 1 pitada de sal
- 1 casca de limão
- chocolate de culinária
- leite qb

Para servir:
- caramelo líquido
- bolo de chocolate esfarelado (ou bolachas de chocolate)


Comece por preparar o gelado.
Bater as gemas com metade do açúcar. Bater as natas com o restante açúcar. Bater as claras em castelo. Envolver com cuidado o preparado das gemas nas natas, acrescentar os leites e por fim a aguardente. Envolver as claras e levar a congelar na sorveteira. Levar ao congelador até ficar mais firme e retirar cerca de 10 minutos antes de servir do congelador.

Para os rissóis, leve ao lume o leite com a casca de limão, a margarina e o sal até levantar fervura. Nessa altura, junte a farinha e envolva rapidamente até a massa se deslocar do tacho. Coloque a massa na bancada e deixe arrefecer.
Derreta o chocolate com um pouco de leite até obter um creme espesso e reserve.
Estique a massa e coloque uma colher de chocolate, dobre a massa e corte. Frite em óleo bem quente, escorra bem e sirva de seguida.

Para a montagem, coloque um fio de caramelo num prato, uma bola de gelado sobre o caramelo, um rissol e um pouco de bolo de chocolate esfarelado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...