terça-feira, 27 de setembro de 2016

Polpa de tomate caseira


Sabem aquela velha frase que "se te derem limões, faz limonada". Pois bem, neste caso é mais "se te derem tomates, faz polpa de tomate". A verdade é que me chegaram cá a casa duas caixas enormes de tomates vermelhinhos e rijos, mas que precisavam ser rapidamente consumidos para que não se deteriorassem. 
Geralmente opto por lhes retirar a pele e sementes, cortar em cubos e congelar, tendo assim sempre tomate pronto a utilizar em qualquer refeição (vai mesmo do congelador para o tacho). Mas desta vez a arca estava demasiado cheia e nunca iriam caber todos os tomates lá, o que me fez tentar conservar de outra forma. As soluções eram várias mas acabei por ir para a mais básica e versátil ... polpa de tomate. Uma dose "industrial", sem corantes nem conservantes, de tomate 100% natural, para utilizar nos próximos meses foi o resultado de algumas horas de trabalho :)
E vocês, o que fariam com uma enorme quantidade de tomates?


Ingredientes:
- tomate maduro
- 1 pitada de sal

Comece por retirar a pele e as sementes ao tomate. Corte em cubos e coloque num tacho com uma pitada de sal. Triture com a varinha mágica e deixe cozinhar com o tacho semi-tapado até que engrosse e perca cerca de 1/3 do volume. Vá mexendo de vez em quando. Quando estiver no ponto desejado, coloque em frascos esterilizados* e feche.
Coloque os frascos num tacho, encha-o com água até 2/3 da altura dos frascos e leve ao lume. Quando entrar em ebulição, deixe ferver durante 15 minutos. Desligue o fogão e deixe arrefecer os frascos dentro do tacho. Depois de frios, guarde num local escuro e sem humidade.

* para esterilizar os frascos, coloque-os num tacho com água juntamente com as tampas (de metal) e deixe ferver durante cerca de 15 minutos. Retire-os e deixe a escorrer sobre um pano limpo, com a boca para baixo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...