segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Trifle de frutos silvestres


Mais um mês se passou e com isso mais um "Sweet World" da Lia e da Susana. A escolha para esta 8ª edição foi o tão famoso "trifle". De origem inglesa, este doce de aparência sempre vistosa, é composto por uma camada de bolo, fruta (geralmente amoras, framboesas ou morangos), gelatina, creme custard e natas batidas, servido numa taça transparente para que sejam visíveis as várias camadas do doce.
Na tentativa de honrar o melhor possível esta sobremesa, procurei manter-me fiel à sua origem e utilizar os frutos silvestres como base, já que cá em casa todos gostam bastante desta mistura de sabores. 
E, se na escolha dos ingredientes tudo se encaminhava para uma sobremesa perfeita, na hora da montagem, o caso rapidamente mudou de figura. Como muitas vezes me acontece na cozinha, os percalços tendem a acontecer e desta vez não foi diferente. Quando terminei de colocar o creme nas taças resolvi limpar as bordas das taças (gosto de tudo limpinho) e, sem perceber como, uma das taças ganhou asas e aterrou no chão rapidamente (de tal forma que nem os serviços de emergência conseguiriam salvar a coitada, dada a velocidade/força do impacto). Mas como tenho a mania de me precaver, faço sempre umas taças a mais e assim sendo, mesmo depois da tristeza proveniente da visão de uma tão deliciosa sobremesa esborrachada no chão, saiu este trifle delicioso que me fez comer colher após colher com prazer e ficar a suspirar por mais uma taça ... aquela que se estatelou no chão :) 


Ingredientes:
- fatias de bolo tipo pão de ló (usei 1/3 desta receita)
- creme pasteleiro*
- 200ml de natas
- 2 claras
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 300g de frutos silvestres (usei descongelados e bem escorridos)
- licor de ginja
- 1 embalagem de gelatina de frutos vermelhos


* Para o creme pasteleiro:
- 500ml de leite
- 80g de açúcar
- 4 gemas
- 2 claras (reserve as outras duas para o creme de natas)
- 70g de farinha
- 2 colher (chá) de aroma de baunilha


Comece por preparar o creme.
Aqueça o leite. Misture os ovos com a farinha, o açúcar e a baunilha. Verta o leite e mexa bem. Leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, cubra a superfície do creme com película aderente e deixe arrefecer por completo. (se quiser fazer na Yammi, a receita está no final do post)

Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem e deixe arrefecer por completo. 

Entretanto bata as 2 claras que reservou em castelo. Bata as natas em chantilly com as 2 colheres de açúcar e quando estiverem firmes, envolva delicadamente as claras em castelo. Reserve no frigorífico. 


Para a montagem: Numa taça grande ou em várias individuais coloque o bolo cortado em pequenos pedaços. Humedeça com um pouco de licor de ginja e por cima deste coloque os frutos silvestres escorridos. Verta a gelatina por cima do preparado e leve ao frigorífico até solidificar.
Depois de sólido, cubra com uma camada de creme pasteleiro e finalize com o creme de natas. Leve ao frio até à hora de servir.


Preparação do creme pasteleiro na Yammi:
Aqueça o leite na Yammi, 4 minutos, temperatura 100º, vel.1.
Misture os ovos com a farinha, o açúcar e a baunilha. Verta o preparado na Yammi (juntamente com o leite) e programe 10 minutos, temperatura 90º, vel.3. No fim, programe 30 segundos na velocidade 6.


8º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Trifle"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...