sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Bolo de alface, coco e iogurte


Sim, leram bem ... alface!
Vocês já sabem, fim-de-semana é sinónimo de bolo cá em casa e desta vez a escolha recaiu sobre um bolo algo diferente, que não conseguiu reunir consensos mas que agradou na sua maioria (eu gostei).
Com muitas alfaces no frigorífico para gastar, a ideia de fazer um bolo com elas surgiu quase de imediato e embora tenha sido algo que me deixou reticente no início, depois de provar a massa (sim, eu rapo a colher e a taça onde é batido o bolo, tipo criança) fiquei mais descansada porque até tinha saído dali algo saboroso e o melhor, comestível. Mas o que vos posso dizer deste bolo: é fofo, bastante húmido, com um sabor diferente, doce no ponto certo e com uma cor super gira no interior. Pode não agradar a todos (aqui apenas um torceu levemente o nariz), mas nada como testar, não é? Eu pessoalmente gostei dele bem fresquinho e com uma bola de gelado de baunilha ainda ficou melhor, mas como costumo dizer, com gelado tudo é bom :D  



Ingredientes:
- 2 iogurtes de aroma de coco (pode substituir por naturais)
- 2 medidas (do iogurte) de açúcar
- 3 medidas (do iogurte) de farinha com fermento
- 1/2 medida (do iogurte) de leite
- 1/2 medida (do iogurte) de coco ralado
- 1 alface pequena (lavada e bem escorrida)
- 3 ovos
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha


Comece por triturar a alface até obter um creme. Bata as gemas com o açúcar e os iogurtes até ficar um creme. Junte a alface, a baunilha, o leite e a farinha peneirada. Bata mais um pouco até a farinha ficar bem incorporada. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente no preparado. Verta para uma forma previamente untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido a 180º, até que o teste do palito saia seco (o meu demorou cerca de 50 minutos). Desenforme e polvilhe com açúcar em pó. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...