sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Bolo de maçã fofo (na frigideira)


Lembram-se quando deixei aqui um bolo de maçã cozido na frigideira? Pois bem, hoje vem mais um, mas não é qualquer um, é talvez um dos melhores bolos de maçã que comi nos últimos tempos e bem rápido de se fazer. Tem fruta caramelizada, é aromático, muito fofo, fresco e ainda por cima faz-se em 10/15 minutos, querem melhor? Eu não ... e este já ficou eleito cá em casa como o bolo de maçã dos próximos tempos, elogiado por todos que o provaram e repetido ao ponto de quase desaparecer durante o lanche (e éramos só seis e com mais coisas na mesa para comer). 
Para quem ainda está com o pé atrás em relação aos bolos de frigideira, tem de arriscar mesmo com este ... até porque nunca se sabe o dia de amanhã e podemos não ter um forno à mão quando o desejo por bolos atacar :D
Uma sugestão para o fim-de-semana, alinham comigo?


Ingredientes:
- 2 maçãs médias
- 1/3 chávena de açúcar
- sultanas qb
- 2 colheres (sopa) mal cheias de água

Massa:
- 2 ovos
- 1/4 chávena de açúcar
- 1 colher (chá) de aroma de banilha (opcional)
- 1 colher (chá) mal cheia de canela em pó
- 1 chávena de farinha (se usar com fermento, não acrescente o fermento da receita)
- 1 colher (chá) de fermento
- 2 colheres (sopa) de vinho do Porto*
- 1/5 chávena de manteiga ou margarina derretida
 - 3 a 5 colheres (sopa) de leite**


Descasque as maças e corte em cubos. Coloque no lume baixo uma frigideira anti-aderente média com o açúcar e deixe derreter (tenha atenção para não o deixar queimar). Junte as maçãs, as sultanas e a água, envolva bem.

Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa, junte a baunilha, a canela, o vinho do porto e as 3 colheres de leite. Mexa bem, adicione a farinha peneirada e por fim a manteiga derretida. Se a massa se apresentar muito grossa, acrescente o restante leite. Verta este preparado sobre as maçãs, coloque uma tampa sobre a frigideira e deixe cozinhar até a massa estar cozida (cerca de 5 a 10 minutos). A massa vai criar bastantes buracos na superfície e quando isso acontecer, faça o teste do palito para ver se já está cozido. Quando estiver pronto, passe uma espátula (de preferência de plástico ou silicone) pelas laterais da frigideira, coloque um prato por cima e vire a frigideira para desenformar. Caso tenha ficado maçã agarrada à frigideira, retire com cuidado e coloque novamente no bolo (a mim acontece-me sempre). Deixe arrefecer e mantenha no frigorífico até à hora de servir. Fica óptimo simples e ainda melhor com uma bola de gelado de baunilha.  


* se não tiver vinho do Porto, substitua a mesma quantidade por conhaque ou simplesmente por leite.

** o leite é para que a massa fique mais fácil de se espalhar pelas maçãs, a quantidade varia muito consoante o tipo de farinha e o tamanho de ovos, por isso comece por 3 e veja se a massa está fácil de despejar ou se ainda está muito grossa, acrescentando mais leite se necessário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...