quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Molho de tomate (para massas e pizza)


Acho que nasci no tempo errado ...
Eu sei que esta afirmação é algo radical mas a verdade é que gosto cada vez mais de fazer as coisas em casa e saber o que como. Por vezes, ponho-me a pensar nas donas de casa de antigamente que provavelmente dariam tudo para ter as coisas já feitas, abrir um frasco e voilá, grande parte do prato já está pronto. E agora venho eu para aqui reclamar, uma pessoa que vive num tempo em que isso é possível e a um preço bastante acessível. Podem me achar maluca mas a verdade é que nada se compara ao produto feito em casa, desde o sabor à qualidade. E, por essa razão, vou continuar a fazer as coisas que mais gosto em casa, experimentando outras e continuar a tentar minimizar o consumo de produtos com letras estranhas. Podem chamar-me maluca mas eu não me importo, uma massa ou pizza com este molho é mil vezes superior aos de compra :)  


Ingredientes:
- 1kg de tomate
- 1/2 pimento
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- ervas aromáticas (usei mangericão, oregãos e tomilho)
- 50ml de vinho branco
- 1 colher (chá) de açúcar
- um fio de azeite
- sal e pimenta qb

Coloque todos os ingredientes num tacho, cortados grosseiramente e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Triture com a varinha mágica e deixe apurar mais um pouco (cerca de 10 minutos).
Quando estiver no ponto desejado, coloque em frascos esterilizados* e feche.

Receita na Yammi:
Coloque a cebola, o alho, o pimento e o tomate no copo e programe 15 segundos, vel.5.
Junte os restantes ingredientes e programe 20 minutos, vel.1, temperatura 100º.
Quando estiver no ponto desejado, coloque em frascos esterilizados* e feche.


* para esterilizar os frascos, coloque-os num tacho com água juntamente com as tampas (de metal) e deixe ferver durante cerca de 15 minutos. Retire-os e deixe a escorrer sobre um pano limpo, com a boca para baixo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...