terça-feira, 25 de outubro de 2016

Panna cotta de café ... ou melhor, de galão


Estive uma vida inteira sem comer uma panna cotta e agora em quinze dias já fiz duas ... comigo é assim, um oito ou oitenta constante!
A verdade é que sempre pensei que seria uma sobremesa difícil (não me perguntem porquê) e por essa razão acabei sempre por a adiar. Mas na realidade é a coisinha mais simples de se fazer e em cinco minutos está pronta e depois é só esperar que solidifique. Por isso, é a sobremesa perfeita para quem não tem muito tempo a perder, ou seja, para todos nós, meros mortais :D 

Para quem não sabe, existe um desafio mensal no grupo de facebook "o cantinho das cozinheiras" em que todos os meses é escolhido um blogue e temos de fazer algo de lá. Como vem sendo hábito nos últimos meses, tenho participado sempre porque é uma forma de conhecermos novos cantinhos e receitas, algo que me agrada sempre. A minha escolha de receitas era grande mas assim que vi uma das receitas, escolhi logo. Depois de ter feito esta receita de panna cotta, resolvi que estava na altura de testar mais uma e quando me deparei com a panna cotta de café no blogue da Marta, não tive dúvidas, estava escolhida a sobremesa do próximo fim-de-semana. 
E assim se cumpre mais um desafio, espero que gostem mas aviso já, é perfeita para amantes de café ...



Ingredientes (3 doses):
- 200ml de natas light
- 100ml de leite magro
- 3 folhas de gelatina
- 3 pacotinhos de nescafé galão*
- açúcar a gosto (não usei porque gosto de sentir bem o sabor a café e os pacotinhos já tinham açúcar)

Para o praliné:
- 40 a 50g de miolo de noz
- 1 colher (sobremesa) de margarina ou manteiga
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- canela em pó qb

Coloque as folhas de gelatina a demolhar durante 5 minutos em água fria, depois escorra-as e leve a derreter no microondas durante 15 segundos, na potência máxima. Reserve.
Leve os restantes ingredientes ao lume num tacho e mexa até ficar um preparado uniforme e bem quente (não deixe ferver). Prove para ver se está bom em termos de doçura. Junte a gelatina derretida e verta em forminhas previamente passadas por água fria, levando ao frigorífico para solidificar. Para desenformar, basta passar a faca pela lateral da forma e desenformar para um prato, abanando um pouco. 

Para o praliné, leve uma frigideira anti-aderente ao lume com a manteiga, o açúcar e a canela. Quando o açúcar derreter e começar a ganhar uma cor dourada, junte as nozes e envolva bem. Retire do lume e verta para um tapete de silicone ou folha de papel vegetal. Deixe arrefecer e sirva com a panna cotta, partido em pedaços pequenos.


* eu tinha uns quantos pacotinhos para gastar mas pode sempre substituir por um café expresso e açúcar a gosto (entre 50g a 80g), fica igualmente saboroso.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...