domingo, 16 de outubro de 2016

Pão de beterraba, kamut e chocolate ... para o WBD 2016


Cá em casa existe algo que nunca pode faltar e com isto quero dizer ... pão. A nossa dependência por esse alimento é muito grande e não existe cura para tal doença. Por isso, o melhor é ir controlando o apetite com pães variados e testar combinações. Este pão surgiu da necessidade de gastar uma beterraba perdida no frigorífico e como o chocolate fica óptimo com ela, resolvi arriscar e juntar também farinha de kamut, da qual virei fã. Ficou um pão muito saboroso, fofo e com pedacinhos de chocolate pelo meio que tornaram o pão especial. Uma combinação que funcionou muito bem e que será para repetir de certeza.
E como hoje é o dia mundial do pão, é com esta receita que estou a participar pela primeira vez no World Bread Day 2016, podem saber mais informações acedendo aqui :)
Quanto a vocês, também gostam de preparar pão caseiro? E arriscam nas receitas de pão? Contem-me tudo :)


Ingredientes:
- 1 beterraba média cozida (cerca de 150g)
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 320ml de leite
- 1 ovo
- 20g de margarina
- 250g de farinha kamut Myprotein
- 350g de farinha de trigo 65
- 3 colheres (sopa) de açúcar amarelo
- 1 colher (chá) de sal
- 100g de chocolate negro (picado grosseiramente)

Triture a beterraba com a varinha mágica. Coloque todos os ingredientes na mfp (primeiro os líquidos e depois os sólidos) excepto o chocolate. Programe "pão normal, peso 750g". Quando estiver quase a acabar de amassar pela última vez, junte o chocolate e deixe acabar o programa. Quando terminar, desenforme sobre uma grade e deixe arrefecer.

Se não tiver mfp:
Triture a beterraba com a varinha mágica. Numa taça grande coloque os ingredientes secos e depois os líquidos. Amasse até obter uma massa que se descole da taça. Acrescente o chocolate e deixe levedar na taça (tapada) até duplicar de tamanho. Unte uma forma tipo bolo inglês com óleo e coloque lá a massa, deixe levedar novamente até duplicar de tamanho e leve depois a cozer a 200º, em forno pré-aquecido até que a superfície doure e ouça um som oco ao dar uma pancadinha na superfície do pão. Desenforme sobre uma grelha e deixe arrefecer.

Se ficaram curiosos em saber mais sobre a farinha kamut e onde comprar, espreitem aqui.

World Bread Day 2016
#wbd2016 #worldbreadday2016

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...