quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Frango guisado com feijão mungo


Nunca fui uma pessoa que goste de fazer compras. Eu sei que isto dito por uma mulher nem parece verdadeiro mas a verdade é que me canso facilmente e só quero despachar a coisa o mais rápido possível. Por ser assim, acabo sempre por levar bem assente na cabeça (ou num papel, não vá a memória falhar) o que pretendo comprar e nada mais. Esta maneira de ser (para muitos algo estranha) tem me feito poupar tempo e dinheiro (muito mesmo) e não comprar de forma impulsiva coisas que mais tarde me iria arrepender. 
Tudo isto para dizer que quando estou de férias, os comércios são realmente o último sítio onde coloco os pés, até porque geralmente as lojas são sempre as mesmas e para ver lá fora o que posso ver na minha terrinha, nem vale a pena perder tempo. No entanto, confesso que tenho sempre de dar uma volta pelo supermercado para me abastecer de alguns produtos que não costumo encontrar por aqui, ou pelo menos, que não os encontro a bom preço. E nesta última viagem pelas terras de "nuestros hermanos", trouxe entre vários produtos, um feijão de cor verde, conhecido por feijão mungo, que desconhecia mas que agora virei fã, uma mistura entre lentilha e feijão, que depois de demolhado coze muito rapidamente e torna os pratos muito saborosos.


Ingredientes:
- frango limpo de peles (usei 2 pernas completas e um peito)
- 1 chouriço
- 200g de feijão mungo seco
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola
- 1/2 cenoura
- 3 colheres (sopa) de vinho branco
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 fio de azeite
- 1 malagueta (opcional)
- 1 colher (sobremesa) de colorau
- 1/2 colher (chá) de cominhos
- 1/2 colher (chá) de açafrão
- sal qb


Colocar o feijão de molho em água fria durante cerca de 10 horas (eu deixei durante a noite).
Colocar num tacho largo um fio de azeite e refogar a cebola picada, o alho picado, a cenoura em quartos finos e a folha de louro. Quando a cebola amolecer, juntar o frango partido em pedaços, o chouriço em rodelas, o cubo de galinha, a polpa de tomate, o vinho, a malagueta e os temperos. Deixar refogar até o frango ganhar cor e acrescentar o feijão escorrido e água suficiente para cobrir o feijão. Tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 15 a 20 minutos. Rectifique os temperos e mexa de vez em quando, provando o feijão para ver se está cozido (no meu caso foram 15 minutos de cozedura).
Pode servir simples ou acompanhado com arroz branco, como eu fiz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...