sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Lussekatter ou Saint Lucia Saffron buns ... uns bolinhos de natal suecos


Em vésperas do natal, trago hoje a última receita desta quadra, uma receita diferente das que estamos habituados a comer na nossa consoada mas que me agradou bastante. Estou a falar de um bolinho com o nome "lussekatter" ou "saint lucia saffron buns", oriundo da Suécia e servido dia 13 de dezembro, data em que chega oficialmente a época natalícia a terras escandinavas. Foram criados para celebrar o Santo Padroeiro da Luz, uma das mais importantes celebrações do país. 
Esta receita, completamente desconhecida por mim, foi mais uma agradável surpresa do 11º desafio Sweet World e mais uma vez, uma receita que me deliciou. 




Segundo reza a história, Lucia foi uma das primeiras mártires cristãs morta pelos romanos e todos os anos é feita uma procissão em honra dela, personagem cujo papel é trazer luz aos invernos suecos. A sua forma em "S" representa um gato enrolado e as 2 cerejas (ou passas, arandos, sultanas) os seus olhos, sendo Lussekatter tradução de Gato de Lucia. No entanto existem hoje em dia diferentes formatos.

imagem retirada da net

Quanto à minha opinião, são uns bolinhos de massa leveda muito simples de se fazerem, não requer grande experiência e ficam fofos e aromáticos. Têm no meu ver apenas o defeito de secarem rapidamente o que faz com que se tenham de congelar os bolinhos que não se vão comer, mas são excelentes ainda mornos.
No entanto, depois de pesquisar um pouco sobre este doce, resolvi testar a massa em duas variantes diferentes, uma normal e uma folhada, sendo que a folhada foi a eleita cá em casa e neste caso, já não seca com a mesma facilidade. Uns bolinhos a repetir um dia, sem dúvida.


Receita adaptada do blog "basta cheio" e inspiração do blog "anasbageri"

Ingredientes:
- 350ml de leite
- 40g de margarina
- 350g de farinha de trigo 
- 150g de farinha kamut * (usei myprotein)
- 1 ovo
- 1 colher (sobremesa) de cardamomo moído
- 1 colher (café) de açafrão
- 1 colher (chá) de canela
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 90g de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- uvas passas qb
- ovo batido para pincelar

Para a versão folhada:
- 150g de margarina (para folhar a massa, opcional)**

Comece por diluir o fermento num pouco do leite e depois coloque todos os ingredientes da massa na MFP e deixe amassar durante 15 minutos. Depois disso, deixe repousar até duplicar o volume (cerca de 2 horas). Divida a massa em pequenas bolas e dê-lhes uma forma de rolinho. Enrole-os até obter uma forma de "esse", coloque uma uva passa em cada um dos lados, pressionando, e deixe levedar mais um pouco (cerca de 30 a 40 minutos. Pincele com ovo e leve ao forno, pré-aquecido a 200º, até dourar (cerca de 15 a 20 minutos). Não deixe cozer demasiado para que a massa não se torne seca.





Agora, se quiser experimentar como eu outra versão destes bolinhos, faça assim:
Depois de amassar, deixe levedar até duplicar o volume. Depois estique a massa com um rolo. Coloque a margarina fria em pequenos pedaços e dobre a massa em 3, primeiro a parte de cima sobre a margarina e depois a parte de baixo. Rode 90º e volte a esticar com o rolo (tal como mostra nas fotos).

1ª foto - a margarina; 2ª foto, dobrada e rodada 90º; 3ª foto, esticada e pronta a dobrar novamente
Dobre novamente e volte a rodar. Faça esta operação 3 vezes. Na última vez, estique a massa, corte tiras e enrole (com o corte folhado virado para cima), até obter a forma de "esse". Coloque uma uva-passa em cada um dos lados e deixe levedar cerca de 30 minutos. Pincele com ovo e leve ao forno a 200º, até folhar e dourar.

* podem fazer apenas com farinha de trigo, se desejarem.
** eu optei por experimentar duas variantes para a mesma massa e embora folhar dê mais trabalho, em termos de sabor compensa.

11º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Lussekatter"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...