quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Costeletas com molho de whisky e puré de batata


Se existe algo que gosto é de variar os pratos, nem que seja um pouco para que não se tornem rotineiras certas refeições simples do dia-a-dia. A sugestão que deixo aqui é apenas mais uma, desta vez feita pela mãe, mas que resultou numas costeletas com um molho bem guloso. Mas acima de tudo, bem rápidas de se confeccionar e perfeitas para os dias da semana, onde o tempo tende a ser escasso. Acompanhei com puré de batata feito na Yammi e uma salada.


Ingredientes:
- 3 costeletas
- 3 colheres (sopa) de whisky
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- 1 e 1/2 colher (sopa) de molho cocktail
- azeite qb
- sal e pimenta qb
- 1 noz de manteiga (opcional, se quiser um molho mais encorpado)

Para o puré:
- 1kg de batatas
- 250ml de água
- 150ml de leite magro
- 1 noz de manteiga
- sal e pimenta qb


Para o puré:
Comece por preparar o puré. Descasque as batatas e corte-as em cubos. Coloque-as no copo da Yammi com a água e o sal. Programe 20 minutos, na velocidade 1, temperatura 100º. Junte o leite, a manteiga e tempere com pimenta. Programe mais 1 minuto, na velocidade 4. Sirva de seguida.
Caso não tenha um robot de cozinha, leve as batatas a cozer com uma pitada de sal. Quando estiverem cozidas, triture-as (ou esmague muito bem com um garfo), junte o leite, a manteiga e a pimenta. Leve novamente ao lume até obter um puré cremoso.

Para as costeletas:
Tempere as costeletas com sal e pimenta e leve-as a cozinhar num fio de azeite, numa frigideira anti-aderente até ficarem douradinhas. Retire do lume e reserve.
Na mesma frigideira, junte o vinho, o whisky, o molho cocktail e uma pitada de sal e pimenta. Mexa até obter uma mistura homogénea (caso queira, acrescente uma noz de manteiga). Verta sobre as costeletas e sirva de seguida, acompanhadas com o puré de batata e uma salada verde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...