terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Macarrão com carne e legumes no wok


Existem pessoas que já nasceram com o dom e gosto pela cozinha. Existem outras que aprenderam a gostar com o tempo. Eu incluo-me claramente no segundo grupo. Foi apenas à meia dúzia de anos que descobri que até gostava de fazer uns quantos doces, tanto para o lanche como para a sobremesa e por sorte, até me calhavam bem (quase sempre). A partir daí, a minha mãe deixou de fazer essa parte culinária (e aqui entre nós, que alívio foi para ela), fazendo apenas doces no Natal (aí tem de ser, que eu não gosto muito de fritar). 
Mas se as receitas doces até me conquistaram rapidamente, os salgados nem tanto e refeições não eram para mim. Mas a vida não pára e tudo isto mudou quando comecei o blog à coisa de ano e meio, especialmente devido à necessidade de ter material para publicar. Não adiantava de nada ter um blog e publicar esporadicamente. Além disso, não podemos viver apenas de doces (quem dera para alguns). Por isso, acabei por ir cozinhando uma coisinha aqui e outra ali, tudo muito simples para "ganhar mão" e hoje em dia, embora não me considere uma cozinheira de mão cheia, também não deixo ninguém a passar fome e geralmente os pratos das cobaias ficam limpinhos (a minha mãe diz que me tornei uma "dona de casa" perfeita e já posso casar, falta agora é encontrar o homem "perfeito" - se conhecerem algum avisem). 
Este testamento todo para dizer que sou uma pessoa que agora gosta de experimentar receitas e produtos novos e a sugestão de hoje foi mais um produto testado pela primeira vez mas que me agradou bastante, uma massa com toque oriental, feita rapidamente e sem sujar muita louça, como eu gosto.


Ingredientes:
- massa macarrão para o wok Milaneza
- carne de porco em tiras (ou outra carne a gosto)
- cenoura em palitos finos
- cogumelos laminados
- pimento em tiras
- courgette em rodelas finas
- alho-francês em rodelas
- cebola em meias-luas
- alho picado
- 1 fio de azeite
- molho de soja
- sal e pimenta
- folha de louro
- cebolinho fresco picado

Leve ao lume um wok com um fio de azeite, o louro, a cebola e os alhos até a cebola amolecer. Acrescente a carne em tiras e um pouco de molho de soja. Deixe cozinhar até a carne ganhar cor, acrescente os restantes legumes, sal e pimenta e deixe cozinhar até ficarem "al-dente". Nessa altura, coloque uma medida de massa e meia medida de água a ferver (eu usei partes iguais de massa e água porque o meu preparado estava sequinho). Aumente o lume, envolva bem e mexa durante 5 minutos para que a massa coza por igual (no meu caso demorou um pouco mais). Rectifique os temperos e sirva de seguida, polvilhada com cebolinho picado.

Notas:
- na embalagem da massa referia que devíamos utilizar 2 porções de massa para 1 de água e deixar cozer durante 4 minutos, mexendo sempre. No entanto, comigo não resultou e acabei por utilizar 2 porções de massa para 2 de água, além de deixar cozinhar mais minutos. Tirando isso, ficou um prato muito saboroso e gostei bastante da massa, bem mais fina que o macarrão tradicional. Vou repetir mais vezes, sem dúvida.
- os legumes utilizados são ao gosto de cada um, desta vez usei "restos" perdidos do frigorífico. O tipo de carne também é o que der mais jeito, deve ficar óptima com frango, por exemplo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...