quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Trifle de chocolate e frutos silvestres


Sabem aqueles dias em que temos de fazer uma sobremesa mas não sabemos bem o quê? E o pior, que temos pouco tempo para a fazer? Bem, este trifle surgiu num desses dias e acabou por ser o que eu chamaria de limpa congelador.
Tal como muitos de vocês devem também ter, eu tenho imensas claras no congelador resultado dos últimos doces desta época que passou e necessito de lhes dar um uso relativamente rápido (sim, porque são mais de 50, acreditem). Por isso, sobremesas com claras acabam por ser uma das minhas escolhas. Juntando mais uns quantos restos perdidos no congelador, sobras das festas que não se podiam estragar, surgiu esta sobremesa, espero que gostem :)


Ingredientes:
- restos de bolo de chocolate*
- ginginha qb
- 4 claras
- 1 embalagem de gelatina de frutos vermelhos light
- 200ml de natas + 2 colheres (sopa) de açúcar
- 200g de frutos silvestres ou framboesas congelados + 4 a 5 colheres (sopa) de açúcar
- coco ralado qb
 

Comece por preparar a gelatina. Leve ao lume 150ml de água e quando levantar fervura, retire do lume e misture o pó de gelatina até este se dissolver. Acrescente mais 150ml de água fria e reserve até ficar completamente frio.
Entretanto prepare a compota de frutos silvestres. Leve ao lume os frutos com o açúcar e deixe cozinhar até obter uma compota ligeira. Reserve.
Bata as natas em chantilly firme com as 2 colheres de açúcar e reserve.
Bata as claras em castelo bem firme e envolva delicadamente na gelatina reservada (já fria).

Montagem:
Numa taça grande ou em taças individuais coloque uma camada de preparado de gelatina, depois uma camada de bolo de chocolate levemente demolhado com a ginginha. Por cima deste, coloque uma parte da compota de frutos silvestres, depois o restante preparado de gelatina, a restante compota e por fim as natas em chantilly. Polvilhe com coco ralado e leve ao frigorífico até ficar bem fresco.


* se não tiver restos, pode fazer esta receita:
Bata 3 claras em castelo e vá juntando aos poucos 100g de açúcar até obter picos firmes. Sempre a bater, acrescente as gemas e 3 colheres (sopa) de leite. Por fim, envolva delicadamente 80g de farinha com fermento e 50g de cacau em pó. Leve ao forno numa forma untada e polvilhada, durante cerca de 20 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...