terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Bebida de soja ou "leite" de soja ... na Yammi


Desde pequena que não gosto de leite e não há volta a dar. A única forma de o beber é mesmo bem disfarçado por isso a ideia de beber um copo de leite gelado é inconcebível para mim. Mas como adoro variar o meu pequeno-almoço, acabei por conhecer os "leites" alternativos que existem no mercado e se embora nem todos me tenham conquistado, o de soja conseguiu esse feito. E por essa razão, resolvi tentar fazer também em casa para ver qual o resultado ... e não é que até ficou bem saboroso!!! 

Ingredientes:
- 150g de soja em grão
- 200ml + 800ml de água
- 1 colher (sobremesa ou sopa) de aroma de baunilha (consoante o gosto)
- 40g de açúcar (pode aumentar se for guloso)*

Comece por demolhar a soja durante pelo menos 12 horas em água fria (deixei durante toda a noite). No fim desse tempo, passe por água e coloque no copo da Yammi. Acrescente 200ml de água e triture 40 segundos na velocidade 7. Adicione a restante àgua e programe 30 minutos, velocidade 1, temperatura 100º. No fim do tempo, acrescente a baunilha e o açúcar e programe mais 1 minuto, na mesma velocidade e temperatura. 
Coloque um pano de algodão fino sobre o cesto e coe o líquido. Verta para uma garrafa e deixe arrefecer. Sirva fresco.

Caso não tenha yammi:
Comece por demolhar a soja durante pelo menos 12 horas em água fria (deixei durante toda a noite). No fim desse tempo, passe por água e triture no liquidificador com cerca de 300ml de água.
Verta o preparado para um tacho, acrescente a restante água e leve ao lume. Quando começar a ferver, diminua a temperatura para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos. No final, acrescente a baunilha e o açúcar e mexa. 
Coloque um pano de algodão fino sobre um coador de rede e coe o líquido. Verta para uma garrafa e deixe arrefecer. Sirva fresco.

Os resíduos de soja - okara**
Notas:
* pode substituir o açúcar por stevia ou outro adoçante a gosto, caso não possa consumir açúcar.

** os resíduos de soja que ficaram no pano têm o nome de okara e podem ser utilizados para engrossar molhos e sopas ou para fazer pão por isso, não os deitem fora. Em breve mostro-vos o que fiz com os resíduos desta receita.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...