sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Bolo de abóbora e limão ... um drizzle cake bem saboroso


Bolos ... a coisa que mais gosto de fazer na cozinha, a par das sobremesas enformadas. E por isso, não há fim-de-semana em que não faça algo para adoçar as boquinhas cá de casa. 
E desta vez apetecia-me um bolo de limão mas não queria um qualquer, teria de ser húmido mas sem o recurso a gordura, doce no ponto certo e teria de ficar com um travo a limão no final. Sendo assim, surgiu a abóbora que estava no congelador para dar a tal humidade e uma cobertura drizzle (calda) para o toque final, cobertura que andava debaixo do olho desde que a vi no blog da Ana e da Lia
Como resultado, consegui ter um bolo como queria, húmido mas fofo, doce qb e com aquele travo a limão que todos cá em casa adoram, perfeito para acompanhar um chá no lanche da tarde ou melhor, uma limonada como eu fiz ;)
Experimentem já este fim-de-semana e depois digam lá, se não é bom ...


Bolo:
- 4 ovos
- 270g de farinha
- 150g de açúcar amarelo
- 4 colheres (sopa) de leite
- 250g de puré de abóbora
- raspa de 1 limão médio

Cobertura drizzle:
- sumo de 1 limão médio
- raspa de 1/2 limão
- 70 a 100g de açúcar em pó (consoante o gosto)
- nozes picadas grosseiramente para polvilhar

Bata os ovos com o açúcar cerca de 2 minutos. Acrescente a raspa de limão, o puré de abóbora, o leite e por fim a farinha. Depois de bem incorporado, mas sem bater em demasia, verta para uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha. Leve a cozer no forno, pré-aquecido a 180º, até que o teste do palito saia seco. 

Para a cobertura, misture o limão com o açúcar até obter uma mistura homogénea e reserve.  Quando o bolo estiver cozido, desenforme e espalhe a cobertura por cima, polvilhe com as nozes e deixe arrefecer.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...