segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Frango com cerveja acompanhado de arroz selvagem


Frango é uma das carnes que mais gosto de comer. Nem é tanto por ser branca e saudável, mas pelo sabor e versatilidade. E por essa razão, acabo por procurar sempre receitas novas para a saborear. A sugestão que deixo aqui hoje surpreendeu-me bastante pela positiva, talvez porque eu nunca fui fã de cerveja. Não a consigo beber e na comida também nunca me fascinou. Mas aqui gostei bastante do resultado e assim partilho para os fãs de frango que existem por aí :)


Ingredientes:
- 1 frango
- 1 cerveja preta (33cl)
- 4 dentes de alho
- 1 cebola grande
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 folhas de louro
- salsa fresca picada
- sumo de 1 limão
- sal, pimenta e colorau
- 1 fio de azeite

Comece por arranjar o frango, retirando a pele e cortando-o em pedaços pequenos. Coloque o frango numa taça grande e tempere-o com o sal, a pimenta, o colorau, o louro partido a meio, a salsa picada, o sumo de limão e a cerveja. Tape com película aderente e deixe repousar cerca de 30 minutos a 1 hora, de preferência.
Após esse tempo de repouso, leve ao lume um tacho com um fio pequeno de azeite e deixe aquecer. Junte o frango escorrido e deixe alourar de todos os lados. Acrescente a cebola e os alhos picados e envolva bem, deixando cozinhar até a cebola amolecer. Acrescente a marinada, a polpa de tomate e rectifique os temperos. Deixe o frango acabar de cozinhar e o molho apurar. A meio da cozedura, acrescente um pouco de água para cozinhar melhor o frango.
Acompanhe com o arroz selvagem ou se preferir um arroz simples, puré de batata ou mesmo massa cozida "al dente".


Para o arroz:
- 1 dente de alho grande
- 1 fio de azeite
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 medida de arroz selvagem
- 2 medidas de água a ferver
- sal qb

Leve ao lume um tacho com um fio de azeite e o alho picado. Deixe refogar até o alho começar a dourar (não é queimar). Junte o arroz e o cubo de galinha, mexa e deixe cozinhar cerca de 1 minuto. Acrescente a água a ferver, mexa e deixe cozinhar até a água evaporar e o arroz cozer. Rectifique se sal a meio da cozedura, se necessário.

Se tiver a Yammi:
Coloque um fio de azeite no copo com o alho e pique 5 segundos, vel. 6. Refogue 2 minutos, temp 100º, vel 2. Coloque o arroz no cesto, juntamente com uma pitada de sal e o cubo de galinha esfarelado, verta 950ml de água e programe 20 minutos, temp.ST, vel. 3.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...