quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Pão simples fofo


Houve uma altura em que se fazia pão todos os dias cá em casa. Ok, não era eu a amassar e sim a máquina do pão, mas a verdade é que pão de compra raramente cá entrava e isso levava-nos a experimentar diversas receitas, tanto doces como salgadas, simples ou com recheios. Depois a "padaria" parou, não sei bem o porquê, talvez preguiça e o pão passou a ser confeccionado de forma esporádica, ao fim-de-semana ou em épocas especiais. Hoje em dia estou a tentar reconquistar o gosto pelo mexer na massa e vou fazendo mais pão, especialmente aquele pão que não encontramos à venda ou que simplesmente nos apetece mas não queremos ter de sair para o comprar.
Isto para dizer que a receita de hoje é um pão daqueles bem simples e fofos, que se quer com manteiga, compota ou queijo e fiambre, mas que conquistou de tal forma a minha mãe que passados 3 dias já me estava a pedir para voltar a fazer. 
Por isso, deixo-vos aqui a receita para que, quem sabe, vos conquiste também e com o fim-de-semana à porta a experimentem para um brunch descontraído. 


Ingredientes:
- 450g de farinha
- 170ml de leite
- 100ml de água
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher (sopa) de manteiga magra
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal

Dilua o fermento num pouco de água. Coloque todos os ingredientes na cuba, começando pelos líquidos, depois os restantes, finalizando com o sal. Programe "amassar e levedar" e no fim do tempo, retire a massa, dê uma forma ao pão, uns golpes na superfície para decorar e deixe levedar mais um pouco (cerca de 30 minutos é o tempo que deixei). Pincele com leite e leve a assar num forno pré-aquecido a 200º, até dourar e ao dar uma pancadinha na superfície do pão, ouvir um som oco. Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha. Ou se for guloso como eu, corte ainda quente e barre com manteiga.

Notas:
- também pode amassar num robot de cozinha ou à mão até obter uma massa elástica, depois transfira para uma tigela grande e deixe levedar tapada, em local quente, até duplicar de volume. De seguida, prossiga a receita como expliquei anteriormente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...