quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Risotto de camarão


Quem passa por aqui habitualmente já percebeu a minha paixão por risottos. E não é que já não comia nenhum há bastante tempo (diria mais de 2 meses, talvez). Por isso, toca a terminar com a abstinência e comer, comer e comer o delicioso do risotto, ... e este estava mesmo delicioso mas com camarão tudo fica bom, não é?



Ingredientes:
- camarão qb (cerca de 6 a 8 por pessoa)
- arroz próprio para risotto (ou na falta dele, arroz carolino)
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 1/2 pimento
- 2 tomates maduros
- 30ml de vinho branco
- 2 folhas de louro
- 1 fio de azeite
- salsa fresca picada qb
- sal e pimenta qb
- queijo ralado qb (usei um de mistura)

Comece por cozer os camarões num tacho com água, uma pitada de sal, pimenta e 1 folha de louro. Retire-os da água e descasque. Corte-os em pedaços mais pequenos e reserve alguns para decorar.
Coe a água da cozedura e mantenha-a quente.
Triture a cebola e o alho. Triture também o tomate com o pimento e reserve.
Num tacho, leve ao lume um fio de azeite e refogue a mistura de cebola e alho, juntamente com a outra folha de louro. Quando a cebola amolecer, junte o preparado de tomate e pimento e deixe refogar mais um pouco para apurar (cerca de 5 minutos). Junte o arroz, regue com o vinho e envolva bem, mexendo sempre durante cerca de 1 minuto. Junte um pouco da água de cozedura do camarão e mexa. Vá acrescentando o caldo, sempre que a água evapore e mexa várias vezes para não pegar ao tacho. Rectifique os temperos. Quando estiver pronto (pode deixar mais seco ou cremoso, é uma opção de gosto) acrescente o camarão picado, a salsa picada e o queijo. Envolva bem, deixe repousar cerca de 2 a 3 minutos e sirva de seguida.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...