quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Semifrio de coco e limão


Cá em casa, domingo é sempre sinónimo de sobremesa mais trabalhada e disso ninguém abre mão. Como tal, toca a ir para a cozinha preparar algo diferente para variar um pouco e com tantos limões no limoeiro cá de casa a pedirem para ser colhidos, a escolha de sabores foi bem simples. Um semifrio com várias camadas, onde o limão e o coco são reis é a minha sugestão de hoje para a vossa sobremesa de fim-de-semana, espero que gostem tanto como nós cá em casa :) 
PS: não se assustem com a longa receita, é mais palavras do que trabalho :)



Ingredientes para o bolo:
- 3 ovos
- 100g de farinha com fermento
- 90g de açúcar
- 3 colheres (sopa) de leite

Ingredientes para o creme de limão:
- 2 ovos
- 130g de açúcar
- 2 limões médios
- 30g de manteiga

Ingredientes para a mousse de limão:
- 1/3 do creme de limão
- 200ml de natas
- 4 claras
- 4 folhas de gelatina
- 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes para a mousse de coco:
- 200ml de natas
- 4 claras
- 6 folhas de gelatina
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 lata de leite de coco
- coco ralado e rodelas de limão para decorar




Comece por preparar o bolo:
Bata as claras em castelo e quando estas começarem a ficar firmes, junte aos poucos o açúcar, sempre a bater até ficar brilhante, depois as gemas uma a uma e o leite. Por fim, envolva delicadamente a farinha peneirada e verta para uma forma untada e polvilhada (a minha tinha 21cm). Leve a cozer a 180º, em forno pré-aquecido. Desenforme e deixe arrefecer por completo.
Depois de bem frio, forre a forma em que cozeu o bolo com película aderente (ou use uma forma de mola com a mesma dimensão) e coloque lá o bolo. 

Para o creme de limão:
Leve ao lume brando os ovos misturados com o açúcar, o sumo e raspa de limão e a manteiga, mexendo sempre até engrossar. No final, retire do lume, passe por um coador para retirar as raspas de limão e ficar mais cremoso. Verta sobre o bolo e reserve, deixando arrefecer.

Para a mousse de limão:
Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante cerca de 5 minutos, depois escorra-as e leve a derreter no microondas cerca de 10 segundos. Mexa com uma colher e reserve.
Bata as claras em castelo e junte metade do açúcar, batendo até obter um merengue firme. Bata as natas com o restante açúcar até obter uma espécie de chantilly. Junte-lhes o creme de limão, o merengue e por fim a gelatina derretida (misture primeiro um pouco da mousse à gelatina para a temperar antes de juntar ao preparado, assim evita que ganhe grumos).
Verta a mousse por cima do creme de limão e leve ao frio para solidificar. Se tiver pressa, leve antes ao congelador até endurecer.

Para a mousse de coco:
Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante cerca de 5 minutos, depois escorra-as e leve a derreter no microondas cerca de 10 segundos. Mexa com uma colher e reserve.
Bata as claras em castelo e junte metade do açúcar, batendo até obter um merengue firme. Bata as natas com o restante açúcar até obter uma espécie de chantilly. Junte-lhes o leite de coco e bata mais um pouco para encorporar bem. Junte de seguida o merengue e por fim a gelatina derretida (misture primeiro um pouco da mousse à gelatina para a temperar antes de juntar ao preparado, assim evita que ganhe grumos).

Para a montagem final:
Coloque um aro de 24cm num prato de servir e verta um pouco da mousse de coco no fundo. Leve ao congelador para solidificar um pouco.
Retire a sobremesa preparada anteriormente da forma com a ajuda da película aderente e coloque-a no centro do prato de servir. Verta a restante mousse de coco, tendo o cuidado de deixar as laterais bem preenchidas. Leve ao frigorífico até solidificar bem. Na hora de servir, retire o aro, polvilhe generosamente com coco ralado e decore a gosto.

Nota final:
Como estava distraída, ao desenformar o bolo, coloquei-o ao contrário, fazendo com que este ficasse na parte superior do semifrio e não na inferior. Embora não faça diferença em termos de palato, visualmente não fica tão bem.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...