quinta-feira, 16 de março de 2017

Alheira de caça com esmagada de batata e migas de couve


Charcutaria é algo que todos adoram cá em casa. E quando se tratam de alheiras, então somos mesmo fãs. E se existem muitas formas de as comer, esta é sem sombra de dúvidas a minha preferida. Muito saborosa, rápida de fazer e simples, é a minha sugestão para hoje. Experimentem e depois digam lá se não é uma delícia.

Ingredientes:
- alheira de caça (ou outra à escolha)
- batatas
- couve coração
- broa de milho
- azeite
- alho 
- sal e pimenta

Para a esmagada de batata: descasque as batatas e leve a cozer num tacho com água temperada com sal. Depois de cozidas, esmague-as com um garfo. Leve ao lume um tacho com um fio pequeno de azeite e um dente de alho esmagado até este começar a ganhar cor (cuidado para não queimar). Retire o alho e junte a batata, envolvendo muito bem para ganhar sabor. 

Para as alheiras: lave as alheiras, seque-as com um papel e coloque-as numa assadeira (não coloque nenhuma gordura). Leve a assar no forno, pré-aquecido a 200º, até dourar bem.

Para as migas de couve: corte as couve em juliana fina. Esfarele a broa até ficar uma espécie de pão-ralado grosso. Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e alho picado (seja generoso no alho). Deixe refogar um pouco para ganhar gosto e junte a couve, envolvendo bem. Quando esta estiver cozida, tempere com sal e pimenta e acrescente a broa. Envolva bem e deixe secar até ficar um preparado bem solto. Sirva de seguida com a esmagada e a alheira.

Nota final: cá em casa a alheira é sempre cozinhada no forno, fica bastante sequinha e geralmente não abre, mantendo-se intacta e bem mais bonita. Além disso, costuma largar a gordura para a assadeira, tornando-se mais saudável.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...