quinta-feira, 9 de março de 2017

Bacalhau à Braga ... ou bacalhau à Narcisa


Bacalhau é algo que cá em casa todos adoram. Uns pratos mais do que outros mas nenhum é indiferente e por isso andamos sempre atrás de receitas diferentes para experimentar. 
Segundo reza a história, este prato foi criado pelo restaurante Narcisa, em Braga e dado o seu enorme sucesso, foi copiado por imensos restaurantes da zona, tornando-se um dos pratos mais pedidos na região minhota. Por isso, hoje deixo esta sugestão que se faz muitas vezes cá em casa e embora não seja dos meus preferidos, neste caso sou uma minoria e lá faço o "sacrifício" de o comer.


Ingredientes:
- 4 lombos de bacalhau
- 3 cebolas em rodelas finas
- 4 dentes de alho 
- 1/2 pimento verde em tiras
- 1/2 pimento vermelho em tiras
- 2 folhas de louro
- 1 tomate maduro picado
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 fio de azeite
- sal, pimenta e colorau qb
- farinha de trigo qb
- batatas fritas em rodelas para acompanhar

Comece por cozer o bacalhau durante 5 minutos. Escorra, seque com papel absorvente e passe-o por farinha de trigo. 
Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite, 2 alhos em rodelas e o louro e deixe alourar ligeiramente. Junte o bacalhau e frite. Retire o bacalhau e reserve. 
Retire o alho e o louro da frigideira e deite fora. Nessa mesma frigideira, coloque o restante alho picado, a cebola, os pimentos e o tomate. Tempere com sal, pimenta e colorau. Deixe refogar cerca de 5 minutos, acrescente o vinagre e rectifique os temperos se necessário. Deixe refogar mais um pouco até a cebola e o pimento cozinharem.
Sirva este preparado por cima do bacalhau e acompanhe com as batatas-fritas e uma salada verde.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...