sexta-feira, 17 de março de 2017

Battenberg cake ... um bolo de origem inglesa


Doces, doces, doces ... há dias em que só penso em doces ...
E este foi feito num desses dias :)

Como sabem, eu adoro desafios e o Sweet World é um dos que mais gosto porque nos dá a conhecer doces, na maioria das vezes completamente desconhecidos para mim. E nesta 14ª edição fomos desafiados a fazer um Battenberg.


O battenberg é um bolo de origem inglesa, criado em 1884 para comemorar o casamento da neta da rainha Victória, a princesa Victória com o princípe Louis de Battenberg (um símbolo de união entre a Inglaterra e a Alemanha). O bolo foi feito de forma a satisfazer o palato de ambos os países, massapão para os alemães e pão-de-ló para os ingleses.
Em termos práticos, é bem simples de se executar, basta fazer uma massa de bolo simples, dividir em duas partes e no final cortar e cobrir com massapão. Para esta receita em concreto, baseei-me na receita da Lia, apenas aumentei as quantidades para caber na forma que tinha cá em casa e mexi um pouco nas quantidades de manteiga e açúcar consoante os gostos cá de casa. O efeito final bem elegante convence qualquer um a experimentar, não acham?




Receita adaptada da Lia, do blog lemon and vanilla
Ingredientes:
- 160g de manteiga 
- 260g de farinha com fermento
- 160g de açúcar
- 5 ovos
- 60g de pistachios (já sem casca)
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 2 colheres (chá) de corante verde (o meu era líquido)
- 60ml de leite

Para finalizar:
- compota de morango (sem sementes)
- 500g massapão (usei de compra)
- açúcar em pó para polvilhar


Unte uma forma rectangular (20 x 30cm) com manteiga e forre com papel vegetal, tendo o cuidado de dividir a forma em duas partes (no sentido do comprimento) com o papel para que as 2 massas não se misturem.
Triture os pistachios até obter uma espécie de farinha.
Bata o açúcar com a manteiga até obter uma mistura mais clara e cremosa, Sempre a bater, junte os ovos, um a um. Depois acrescente a farinha e o leite. Divida a massa em duas partes iguais (pese ou use dois recipientes iguais para ter maior controlo da medida). A uma das partes acrescente o aroma de baunilha e à outra massa junte a farinha de pistachios e o corante verde. Coloque as duas misturas na forma preparada e leve a cozer no forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 30 minutos ou até o teste do palito sair seco. Retire o bolo da forma e deixe arrefecer por completo. 

Montagem:
Estique o massapão com o rolo numa superfície polvilhada com açúcar em pó o mais fino que conseguir, de modo a que consiga cobrir por completo o bolo. Aqueça um pouco a compota apenas para que fique mais fácil de aplicar. 
Corte cada uma das massas de bolo em duas partes (no sentido do comprimento), barre cada uma das tiras com a compota e junte-as formando um xadrez. Pincele todo o exterior do bolo e enrole-o com cuidado no massapão. Corte as laterais para acertar e decore a gosto.

14º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Battenberg cake"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...