sexta-feira, 24 de março de 2017

Bolo de chocolate com pimenta rosa


Adoro doces e disso todos sabem. E bolos são mesmo os que mais gosto talvez pela sua versatilidade e pela facilidade e rapidez com que se fazem. Por isso, todas as semanas sai mais um desta cozinha, umas vezes a receita de sempre, outras vezes algo novo. 
Lembro-me que a primeira vez que ouvi falar desta combinação foi numa telenovela brasileira "chocolate com pimenta" e desde então o bichinho ficou na cabeça. Depois provei um chocolate com esta mistura e adorei o seu sabor, o que me fez ter a certeza então do sabor especial que a pimenta deixa no chocolate. E como no domingo passado foi o Dia do Pai, resolvi então fazer este bolo de chocolate super fofo para o meu, que guloso como é, comeu sem resmungar (mas ele também gosta da combinação de sabores). E vocês, conhecem esta mistura de sabores?



Ingredientes:
- 10 claras
- 100g de farinha com fermento
- 170g de chocolate de culinária (um chocolate com qualidade, daqueles que gostam de comer)
- 100g a 120g de açúcar amarelo

Para a cobertura:
- 100g de chocolate negro
- pimenta rosa qb
- 3 colheres (sopa) de leite

Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma (de preferência de fundo amovível) com manteiga e farinha.
Derreter o chocolate no microondas durante um minuto, na potência máxima. Retirar e mexer, voltar a aquecer mais 30 segundos e mexer vigorosamente até obter um creme homogéneo. 
Bater as claras em castelo e quando estiverem firmes, juntar o açúcar amarelo aos poucos, sempre a bater até obter picos firmes. Juntar o chocolate e bater mais um pouco até ficar envolvido. Peneire a farinha e envolva delicadamente com uma espátula. Verta para a forma, alisando bem e leve ao forno durante cerca de 50 minutos ou até o teste do palito sair seco. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer um pouco.

Para a cobertura leve ao microondas o chocolate com o leite durante 1 minuto na potência máxima (no meu é 800W). Retire e mexa até ficar um creme brilhante e homogéneo. Verta sobre o bolo e decore com a pimenta rosa. Guarde no frigorífico até à hora de servir e sirva simples (como eu fiz) ou com gelado de baunilha.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...