segunda-feira, 20 de março de 2017

Espetadas de peixe com couscous de hortelã


Ontem foi Dia do Pai e cá em casa tivemos bastantes gulosices, doces e salgadas. Por isso, agora vamos começar a semana com uma receita mais ligeira para amenizar um pouco a desgraça, pode ser?
Como cá em casa nem todos são adeptos do belo do peixe (eu incluída), andamos sempre a tentar dar a volta ao bicho e testar receitas que nos deixem satisfeitos e que queiramos repetir ... e estas espetadas foram uma dessas receitas, leves e deliciosas, virei fã :)
E como o limão é ingrediente essencial neste prato, levo-o para a mesa da Marta, do blog Intrusa na cozinha, cujo desafio deste mês é receitas com LIMÃO ...



Ingredientes:
- tranches de pescada
- rodelas de chouriço (usei mouro)
- pimento vermelho
- mistura de especiarias (usei uma marroquina)
- sal e pimenta
- sumo de limão

Para os couscous:
- 1 medida (mal cheia) de couscous
- 1 medida de água quente
- açafrão, colorau e sal fino
- hortelã fresca picada
- sumo de limão

Comece por preparar as espetadas. Corte cada tranche de pescada em 4 pedaços iguais. Em paus de espetada vá colocando alternadamente o peixe, pimento em cubos e rodelas de chouriço. Quando terminar, tempere generosamente com sumo de limão, a mistura de especiarias e uma pitada de sal e pimenta. Deixe marinar pelo menos 30 minutos para ganhar mais sabor. Depois leve a grelhar numa frigideira untada com azeite, rodando as espetadas até dourar de todos os lados. 

Para os couscous, aqueça a água temperada com o açafrão e o colorau (costumo usar o microondas para esta etapa). Junte depois os couscous e o sal, mexa com um garfo e tape. Deixe repousar 5 minutos e depois junte o sumo de limão e a hortelã. Envolva bem e sirva com as espetadas.

Desafio de março do blog "Intrusa na cozinha" - ingrediente do mês

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...