sábado, 25 de março de 2017

Falafel com molho de iogurte e salada de couve ... para um almoço árabe


O desafio deste mês do grupo "Cantinho das cozinheiras" era fazer uma receita do blog "As receitas da mãe galinha" e quando resolvi cuscar as deliciosas receitas que lá existem, ao ver estes bolinhos fiquei logo decidida com qual pratinho iria participar.
Como sabem, adoro conhecer novos sabores e quando se trata de aromas árabes, o meu conhecimento ainda é muito pequeno e como andava de olho nos falafel, vi aqui a oportunidade de os experimentar.

Para quem não sabe, os falafel são uns bolinhos de grão de bico, especiarias e ervas aromáticas, geralmente feitos com o grão crú demolhado e posteriormente fritos. São provenientes do Médio Oriente mas a sua origem tem sido motivo de discórdia entre vários países, havendo pessoas que defendem a origem como sendo do Líbano, mas outros dizem ser da Síria, Palestina, Egipto, Israel ... Discórdias à parte, estes bolinhos têm um sabor único e muito agradável, sendo actualmente considerado por muitos o hambúrguer vegetariano. É geralmente consumido com pão pita e hummus embora eu tenha optado por molho de iogurte e uma salada de couve, acompanhamento perfeito diria eu. Quanto à forma, em vez dos redondinhos optei por lhes dar uma forma mais achatada já que a massa estava um pouco mole e eu sem paciência para moldar :)

E como neste prato o limão entra em todos os componentes, aproveito para levar mais este prato para a mesa de março da Marta, do blog Intrusa na cozinha, cujo ingrediente é ... LIMÃO







Ingredientes para o falafel:
- 300g de grão de bico cozido (lavado e bem escorrido)
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- sumo de limão 
- salsa fresca picada
- cebolinho fresco picado
- cominhos, sal e pimenta qb
- farinha de trigo (cerca de 3 colheres de sopa)

Ingredientes para o molho de iogurte:
- 250g de iogurte grego natural
- sumo de 1/2 limão
- 2 dentes de alho picados finamente
- sal e pimenta qb
- hortelã e salsa fresca picada qb

Ingredientes para a salada:
- couve coração em juliana fina
- cenoura raspada (no ralador grosso)
- metade do molho de iogurte para temperar


Para o molho de iogurte, envolva todos os ingredientes e guarde no frigorífico até há hora de servir.

Para a salada de couve, misture a couve com a cenoura e tempere com o molho de iogurte, envolvendo bem.

Para os falafel, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha (excepto a farinha) e triture bem até obter uma pasta (eu usei a Yammi e triturei durante 45segundos, da velocidade 4 a 6).
Junte a farinha para dar mais consistência e envolva bem. Leve ao frio cerca de 1 hora para ganhar mais consistência. Molde pequenos hamburgueres e leve a fritar numa frigideira untada com azeite até dourar de ambos os lados. Coloque-os sobre uma folha de papel absorvente para retirar o excesso de gordura que possa ter.
Sirva com a salada de couve e o molho de iogurte, acompanhando com água temperada com sumo de limão, folhas de hortelã e cubos de gelo. 

este foi o meu prato, bem composto ...
 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...