quinta-feira, 23 de março de 2017

Feijoada rápida (aproveitamento do cozido à portuguesa)


Cozido à portuguesa é um dos pratos que estão na minha lista de pratos preferidos. Não sei bem o porquê, já que é tão simples mas o seu gosto deixa-me sempre satisfeita e por essas razão, volta e meia a minha mãe lá faz um cozido. E como em todas as casas portuguesas, este é daqueles pratos que rende tanto e sobra ainda mais. Costumo mesmo dizer que deveriam aparecer as visitas inesperadas quando se faz cozido e não arroz de marisco, porque para este temos sempre comida e mais comida nas travessas. E se depois usamos as batatas e os legumes na sopa com um pouco de carne para dar sabor, aquecemos o arroz num wok com azeite e alho e juntamos as carnes para um arroz de carnes delicioso, mesmo assim, temos sempre sobras de carne que acabam no congelador para uma utilização futura. 
E desta vez, a utilização futura transformou-se nesta feijoada que trago hoje, mais uma forma de se aproveitas aquelas carnes todas e assim conseguir mais uma refeição, económica até, e bem rápida de se confeccionar. E assim foi, 30 minutos depois de decidir o que iríamos almoçar, estava sentada na mesa a desfrutar ... e o que eu adorei esta feijoada, nem vos digo mais nada, principalmente agora que o inverno parece ter voltado depois de ter sentido o cheiro do verão ... tempo complicado este :) 

Ingredientes:
- 1 lata grande de feijão preto cozido
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola
- 1 folha de louro
- 1 cenoura
- restos de carnes e enchidos (do cozido à portuguesa)
- 1 fio de azeite
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 30 ml de vinho branco
- 1 colher (de chá) cheia de colorau
- 1 colher (de café) mal cheia de cominhos
- sal e pimenta qb

Corte a carne e os enchidos em pedaços. Corte a cenoura em rodelas finas e depois em quartos, pique a cebola e o alho.
Num tacho, coloque um fio de azeite e refogue a cebola, alho, cenoura e o louro. Quando a cebola amolecer, junte a polpa de tomate, o vinho, o colorau e os cominhos. Deixe refogar cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente as carnes, o feijão com o líquido da lata e água suficiente para cobrir ligeiramente o preparado. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar até a cenoura cozinhar e a feijoada ficar apurada. Sirva de seguida, acompanhada com arroz branco.

Nota: esta feijoada pode ser congelada que fica igualmente saborosa e assim têm uma refeição pronta a comer para aqueles dias em que o tempo não estica ou a preguiça toma conta de nós. Para isso, basta deixar a descongelar no frigorífico durante a noite e depois aquecer no microondas ou num tacho. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...